Como já tínhamos referido aqui há alguns dias, a W52-FC Porto está muito perto de ver confirmada a sua passagem para o escalão Profissional Continental. O director-desportivo Nuno Ribeiro, em entrevista à RTP3 disse que o plantel ia receber alguns reforços de qualidade e está encontrado o primeiro.
Em declarações ao jornal “Record”, Nuno Ribeiro disse que “o único ciclista novo para já na nossa equipa é o Daniel Mestre”, confirmando assim a transferência do ciclista que alinhou em 2018 com as cores da Efapel. Caso a UCI confirme a transição de equipa Continental para Profissional Continental, e haverá a dissipação dessa dúvida daqui a umas semanas, Daniel Mestre será o primeiro de muitos reforços, pois a equipa pretende ter um calendário bem recheado, e necessita de um plantel vasto para isso mesmo.
Daniel Mestre tem 32 anos e vai assim em 2019 alinhar na 3ª equipa ao longo da sua carreira. Passou a profissional na estrutura do Clube Ciclismo de Tavira, onde ficou até 2015. Um bom sprinter, sempre mais talhada para chegadas com uma ligeira inclinação, deu-se bem várias vezes na Volta ao Alentejo. Em 2016 ingressou na Efapel e o nível de resultados subiu consideravelmente.
Logo nesse ano ganhou 2 etapas na Volta a Portugal, em 2017 triunfou numa das etapas do Trofeu Joaquim Agostinho e depois fez uma excelente Volta a Portugal, com 3 pódios em etapa e um 20º lugar final. Este ano levou para casa a Clássica Aldeias de Xisto, foi 9º no G.P. Beiras e Serra da Estrela, 8º na Vuelta a Castilla y Leon e voltou a ficar muito próximo do triunfo na “Grandíssima”, ao fazer 4 top 10 e ser 2º na chegada ao Santuário de Santa Luzia.
Daniel Mestre é um ciclista que evoluiu bastante na média montanha ao longo dos últimos anos, teve uma progressão constante e foi sempre um nome a ter em conta nas chegadas em pelotão compacto, principalmente se existir alguma dureza. Será mais uma opção para os sprints dentro da equipa, que já tem em Samuel Caldeira um ciclista bem rápido, mas com características bem diferentes de Daniel Mestre, sendo um corredor para possante. Ainda há a possibilidade da chegada de mais um ciclista rápido para integrar a estrutura da W52-FC Porto.