Manhã inaugural dos Campeonatos Nacionais de estrada 2024, em Santa Maria da Feira, em disputa estavam os títulos de contra-relógio das Elites, Master 30, Master 40 e Master 50 femininas e ainda os sub-23 masculinos.

Foi com o tempo de 30 minutos e 50 segundos que Daniela Campos se sagrou campeã nacional de contra-relógio pela 3ª vez na ainda curta carreira, a jovem de 22 anos cumpriu o percurso a uma média de 42 km/h e não deu hipóteses à concorrência. Ana Caramelo, vencedora em 2023, foi a que mais se aproximou da corredora que em 2024 milita numa formação basca, passou no ponto intermédio a 13 segundos e terminou a 43 segundos. O pódio ficou completo por Vera Vilaça, que fez uma corrida de trás para a frente, apenas 5º no ponto intermédio ultrapassou na segunda metade do percurso Mariana Líbano (viria a ser 4ª) e Beatriz Roxo (viria a ser 6ª, quebrando na parte final. Foi o 3º pódio de Vera Vilaça nos Nacionais de contra-relógio, no 5º posto ficou Beatriz Pereira, companheira de equipa de Beatriz Roxo.




Patrícia Rosa ganhou entre as Master 30, Raquel Santos foi a melhor entre as Master 40 e o título nas Master 50 foi para Filomena Gomes.

Entre os sub-23 masculinos confirmou-se o favoritismo de Gonçalo Tavares, visto que António Morgado, campeão em 2023, já está a correr na prova de elites. O ciclista da Hagens Berman Axeon completou o percurso em 27:41 e conquistou o título, ele que foi vice-campeão precisamente no ano passado . Daniel Lima era outro candidato ao triunfo, mas não se apresentou na linha de partida, isso abriu um pouco mais o leque de possibilidades no pódio e quem aproveitou melhor isso foi Noah Campos para fazer uma grande exibição e ficar em 2º lugar, finalizando a apenas 27 segundos de Gonçalo Tavares. Pedro Pinto ficou com a 3ª posição, a 51 segundos do vencedor do dia, superando a concorrência de Lucas Lopes e Rúben Rodrigues, ele que já tinha diversas participações nesta categoria e que finalmente logrou o pódio.

By admin