Foi um pelotão feminino relativamente grande que partiu em Mogadouro para disputar os títulos nacionais de estrada, com 6 títulos para atribuir nas diversas categorias. Enquanto o pelotão das elites femininas se mantinha compacto, logo na segunda passagem pela meta ficaram definidas as campeãs de Masters 50 e de Cadetes. Nas mais veteranas Filomena Gomes repetiu o triunfo da prova de contra-relógio, terminando com uma vantagem superior a 2 minutos face às rivais, enquanto foi ao sprint que se definiu entre as mais jovens, com Beatriz Guerra a impor-se face a Daniela Simão e Beatriz Dias.

Na terceira passagem pela meta (65 kms de corrida) consagraram-se mais 3 campeãs nacionais, curiosamente todas elas ao sprint ou por margem muito reduzida. Irina Coelho foi a mais forte nas Masters 40, superando Raquel Santos e Rita Reis (que já chegou a 24 segundos), nas Masters 30 Nádia Mendes festejou a dobradinha, com Liliana Silva e Ângela Gonçalves a completaram o pódio. Já nas juniores femininas, entraram 5 corredoras com possibilidades de vitória para a última volta e ao sprint Marta Carvalho ficou com a camisola distintiva, Mariana Líbano foi 2ª e Íris Chagas 3ª.




As elites femininas tiveram de cumprir mais uma volta ao percurso em Mogadouro, totalizando 87 kms de prova e entrou para a última volta um grupo compacto com cerca de 20 unidades, ficando os maiores ataques guardados para os 22 kms finais. Na parte final a mais forte foi Daniela Campos, da Bizkaia-Durango, que assim fez a dobradinha depois de ontem ter ganho o contra-relógio. Hoje o pódio foi diferente, com Sofia Gomes a finalizar no 2º lugar e Daniela Pereira a conquistar a medalha de bronze.

By admin