Dia complicado no GP Douro Internacional, com um perfil de etapa ondulante e muitas subidas pelo caminho, naquele que era, até hoje, a etapa mais difícil desta competição. Jesus del Pino foi o primeiro atacante do dia, o espanhol do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho andou alguns quilómetros em solitário até receber a companhia de Gonçalo Carvalho, Keegan Swirbul, André Ramalho, Rodrigo Caixas e Carlos Gutierrez. Incoformado, o espanhol queria mais e voltou a estar sozinho ao quilómetro 64, tendo tido quase 3 minutos de vantagem para o pelotão comandado pela Glassdrive/Q8/Anicolor.
A aventura de Del Pino durou até 50 quilómetros da meta, altura em que voltava a ter companhia na frente, desta vez Francisco Morais, Hugo Nunes, David Delgado, Carlos Gutierrez e Vojtech Kminek. Com 3 ciclistas na frente, a Padrones-Cortizo era a equipa que mais tinha a ganhar com esta situação e saiu a lucrar. A 19 quilómetros da chegada, David Delgado seguia em solitário e, apesar da aproximação rápida do pelotão, o jovem espanhol conseguiu aguentar-se na frente e celebrar o triunfo na chegada a Alijó.
O grupo dos favoritos cheggou a escassos 15 segundos, co Tiago Antunes a ser 2º, batendo o camisola amarela Luís Mendonça que, com as bonificações alargou a sua vantagem para os mais diretos rivais. O ciclista da Glassdrive/Q8/Anicolor tem, neste momento, 22 segundos de vantagem para Joaquim Silva e 23 para Luís Gomes.
Results powered by FirstCycling.com
Foto: Miguel Pereira/Global Imagens