Foi com Rafael Reis com o símbolo de liderança que foi para a estrada esta primeira etapa em linha do Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação propícia aos sprinters, com final na Foz do Arelho, os últimos quilómetros eram bastante acessíveis. O dia ficou marcado em parte pelo “emagrecimento” do pelotão, houve diversos abandonos, quase uma dezena, Red Walters, Matteo Bertrand, Jonah Killy, João Silva, Alex Fernandez, Daniel Paiva, Viktor Manakov, Jonatan Montoya e Josu Azpilikueta.

O primeiro sprint intermédio do dia foi aproveitado pela Glassdrive/Q8/Anicolor para bonificar e ganhar mais alguns segundos na geral, ficaram com o pódio todo, Mauricio Moreira, Artem Nych e Frederico Figueiredo por esta ordem. Foi no rescaldo disso que Daniel Dias e Joan Benassar ganharam vantagem e formaram o que se costuma chamar a fuga do dia, Daniel Dias passou na frente da segunda meta volante, Benassar venceu a contagem de montanha, onde Pedro Lopes se destacou do pelotão para somar os pontos correspondentes ao 3º posto.




A LA Alumínios Marcos Car estava focado nas metas volantes, não só Daniel Dias triunfou em 3 pontos intermédios consecutivos, mas também no pelotão primeiro Francois Vie e depois João Macedo aproveitavam para fechar o pódio. A escapada foi alcançada depois da segunda contagem de montanha e o pelotão seguiu a todo o gás até ao ponto quente do Bombarral, onde Joan Nicolau passou diante de Tiago Antunes e Mauricio Moreira. O grupo principal foi compacto para a Foz do Arelho, várias equipas passavam pela frente e havia alguns ataques fogazes, no entanto o sprint final era inevitável.

E nesse cenário o mais forte foi o espanhol David Gonzalez, da Caja Rural, que bateu 2 bons especialistas do pelotão nacional, João Matias e Tomas Contte. Gonzalez é um sprinter que já está na formação ProConti do país vizinho desde 2019 e que já fez 2 pódios na Volta ao Alentejo em 2021, vem de bons resultados na Volta a Eslovénia e está prevista a sua participação na Volta a Portugal. Rafael Reis mantém a camisola amarela, agora com 1 segundo sobre Mauricio Moreira e 6 para Tiago Antunes, como já referimos anteriormente Joan Benassar tem a camisola da montanha e Daniel Dias e símbolo distintivo da liderança nas metas volantes.

Foto: Redes sociais do Troféu Joaquim Agostinho.

By admin