Etapa mais longa do Giro d’Itália até ao momento a coincidir com o primeiro grande teste para os homens da geral na montanha transalpina. Os primeiros quilómetros foram de alguns ataques, para a formação da fuga, até que Davide Bais, Simone Petilli, Karel Vacek e Henok Mulubrhan a constituirem a pequena escapada do dia. Este grupo viria a manter-se junto até à primeira subida do dia, altura em que o eritreu Mulubrhan ficava para trás.



O quarteto passava a trio e, sem nenhum perigo evidente na geral, Petilli estava a mais de 7 minutos, a Team DSM controlou a etapa a seu belo prazer, deixando este grupo atingir os 12 minutos de vantagem, a cerca de 50 quilómetros do final e antes das últimas duas grandes subidas do dia. A monotonia na corrida manteve-se durante grande parte da etapa, com a primeira novidade a surgir a apenas 3500 metros do fim. Numa altura em que a fuga tinha 6:15 de vantagem, e onde o pelotão seguia num ritmo tranquilo, Petilli começava a testar os seus rivais, o que deixou Vacek em dificuldades.

O checo cedeu, voltou a reentrar, voltou a ceder e a reentrar e o trio entrou unido no quilómetro final. Foi Vacek a liderar no quilómetro final, forçando o ritmo no grupo da frente mas sem deixar ninguém para trás e tudo se decidiu ao sprint. Petilli foi o primeiro a atacar, Bais respondeu e deixou de seguida o compatriota para trás, arrancando muito forte para o triunfo, o primeiro da carreira e logo num local importante como este! Vacek foi 2º a 9 segundos e Petilli, sem forças, terminou em 3º, a 16 segundos.



Aos poucos, o ritmo no pelotão foi aumentando, várias equippas foram passando pela frente e isso foi sufificiente para ir reduzindo o grupo que à entrada do quilómetro final ainda tinha mais de 30 unidades. Ninguém atacou e todos esperaram pelo sprint final para possíveis cortes, onde Remco Evenepoel tentou forçar um corte mas sem sucesso, com Primoz Roglic a todos os restantes nomes importantes a chegarem logo depois. Andreas Leknessund chegou no grupo e mantém a liderança do Giro. João Almeida foi 8º e mantém o 4º lugar na geral.

By admin