As clássicas italianas continuam a bom ritmo e hoje foi tempo para a Coppa Agostoni. Praticamente 200 quilómetros com um miolo bastante duro, constituído por um circuito com três subidas não muito longas mas bastante íngremes a ser ultrapassado por 4 vezes. Fuga constituída por nomes experientes, endo eles Quinten Hermans, Óscar Rodriguez, Marco Tizza, Maxime Bouet e Mattéo Vercher. O pelotão comandado por UAE Team Emirates (com um elenco de luxo) e Jayco AlUlA (de Simon Yates), nunca permitiu muita margem.



60 quilómetros para o fim, fuga apanhada e movimentação decisiva! Davide Formolo, Chris Harper, Warren Barguil e Victor Lafay atacavam no pelotão, conseguiuam uma vantagem sólida e apenas Marc Hirschi conseguiu fazer a ponte. O campeão suíço aproveitou a derradeira passagem por Lissolo para fazer a ponte entre os dois grupos, dando vantagem numérica à UAE Team Emirates, algo que viria a ser decisivo.

Hirschi fez a junção na altura certa, já que a vantagem começava a aumentar para o grupo preseguidor (Ulissi, Albanese, Garcia Cortina, Yates, O’Connor, Verre, Zana), onde a UAE Team Emirates também tinha vantagem numérica e desorganizava a perseguição. Depois de vários ataques, foi Ulissi a sair do grupo perseguidor, a 20 quilómetros do fim, no entanto não conseguiu chegar à frente, que já estava a 1 minuto de distância. Na frente, a UAE Team Emirates fez valer a superioridade numérica e, a 11 quilómetros do fim, Formolo atacou.



O italiano não teve resposta de ninguém, atrás Hirschi desorganizou o grupo e Formolo foi ganhando mais espaço. Ninguém conseguiu apanhar o transalpino que pedalou para o triunfo, o primeiro desde 2020! A 32 segundos, Hirschi foi 2º, dando a dobradinha à UAE Team Emirates. A 51 segundos, Lafay bateu os seus companheiros de fuga na luta pelo 3º lugar. Nota, ainda, para o 6º de Ulissi e 9º de Bax, com a UAE Team Emirates a acabar com 4 ciclistas no top-10.

By admin