A cidade de Nice vai receber a 1ª etapa da Volta a França, mas antes acolheu também a 7ª edição da La Course, num percurso acidentado, que os ciclistas também terão de percorrer. Como tem vindo a ser hábito, foi mais uma prova feminina espectacular, tal como se viu em Plouay e nos Europeus, uma corrida ofensiva e táctica ao mesmo tempo.




O pelotão ficou despedaçado logo na 1ª volta e na descida técnica destacou-se um grupo importante, impulsionado por Kasia Niewiadona. Organizou-se uma força perseguidora, que impediu o sexteto de ganhar uma vantagem muito grande e tudo se decidiu na última subida. Logo nas primeiras rampas atacou a incontornável Annemiek van Vleuten, que sabia que esta seria a sua única chance de ganhar.

Apenas a conseguiram acompanhar Marianne Vos, Demi Vollering, Kasia Niewiadona e duo da Trek-Segafredo composto por Lizzie Deignan e Elisa Longo Borghini. Apenas Vleuten trabalhou na subida e a superioridade numérica da Trek viria a ser decisiva. Primeiro porque foi Borghini a principal força motriz do grupo na fase plana impedindo que este abrandasse e depois porque lançou vários ataques que desgastaram Marianne Vos.




O último deles foi já no quilómetro final e obrigou a holandesa a lançou o sprint de longe, Lizzie Deignan colou-se à roda da ciclista da CCC-Liv e ultrapassou-a mesmo nos últimos metros, graças ao lançamento da bicicleta. Demi Vollering ficou em 3ª, enquanto o pelotão chegou a quase 2 minutos, liderado pela sprinter sueca Emilia Fahlin. Esta foi a 2ª grande vitória de Deignan esta semana, depois da clássica de Plouay, a britânica abandonou nos Europeus devido a queda.

By admin