Dia para a primeira grande etapa de montanha da edição deste ano da Volta a Portugal, com o Alto da Torre a ser o palco de todas as decisões. Rafael Silva, Afonso Silva, o camisola amarela João Matias, Diogo Barbosa, Tomas Contte e Diogo Narciso formaram a fuga do dia, com o claro destaque para a presença do líder da prova que aproveitou as metas volantes para ir somando pontos para a classificação por pontos. No pelotão, o trabalhou coube à Glassdrive/Q8/Anicolor, que nunca permitiu uma larga vantagem ao fugitivo. Se nas metas volantes era Matias quem passa na frente, nas montanhas era Diogo Narciso, o que permitia ao português defender a liderança do seu companheiro de equipa João Macedo.



A entrada na Covilhã fez-se já sem fuga, o pelotão entrou compacto e sempre com a Glassdrive/Q8/Anicolor ao trabalho. Bem cedo na subida, os comandados de Ruben Pereira viram Mauricio Moreira ficar para trás, o vencedor da edição passada descolava nas prmeiras rampas, sendo que o trio composto por James Whelan, Frederico Figueiredo e Artem Nych chegou a estar ligeiramente isolado. Os ataques foram acontecendo no entanto ninguém se conseguia destacar do grupo dos favoritos.

A fase mais dura já estava ultrapassda, os ciclistas chegavam às Penhas da Saúde e aí deu-se a movimentação decisiva. A meio da subida para o Alto da Torre, cerca de 10 quilóemtros para o fim Delio Fernández, Jesús del Pino, Colin Stüssi e Txomin Juaristi destacaram-se dos restantes. Luís Gomes, sempre muito combativo, tentou fazer a ponte para a frente mas onde sempre em posição intermédia e, numa subida bastante longa e numa segunda fase exposta ao vento, foi fatal para o ciclista da Kelly/Simoldes/UDO.

Na frente, o entendimento era bom, Del Pino foi o primeiro a descolar, à falta de 3 quilómetros para a chegada, numa altura em que o grupo perseguidor estava a 40 segundos. Delio Fernandez estava melhor, aproveitou o facto de conhecer muito bem esta subida e, a menos de 2000 metros do ponto mais alto de Portugal Continental, atacou para o triunfo. O galego arrancou muito forte e não mais o conseguiram alcançar. No Alto da Torre, Delio Fernandez pedalou para o triunfo e para a liderança da Volta a Portugal. Stüssi foi 2º a 6 seugndos e Juaristi 3º a 19 segundos.



Del Pino, em quebra, ainda foi 4º, a 33 segundos, com Henrique Casimiro a chegar logo de seguida a 36. Num top-10 com poucos portugueses, António Carvalho foi 7º a 57 segundos e, depois de muito trabalho, o melhor Glassdrive/Q8/Anicolor foi Frederico Figueiredo em 9º, a já 1:11. Na classificação geral, Delio Fernandez tem 5 segundos de vantagem para Stüssi e 10 para Juaristi.

Foto: FPC/João Fonseca

By admin