O corrupio de transferências que aconteceu hoje é perfeitamente normal, as equipas querem ter a maior atenção mediática possível, e anunciar uma contratação a meio de uma etapa do Tour tem menos impacto do que no dia de descanso, e hoje viu-se bem isso.
Trentin continua carreira na UAE Team Emirates
Era um dos grandes nomes ainda no mercado, visto que a CCC deu liberdade aos seus ciclistas para procurarem alternativas para 2021. Vencedor de 4 etapas na Vuelta, 1 no Giro e 3 no Tour, campeão europeu de estrada em 2018 e vice-campeão mundial em 2019, Trentin conta com um currículo invejável aos 31 anos.
Começou a carreira da Quick-Step, e após uma fenomenal temporada de 2017 saiu à procura de mais protagonismo. Integrou a Mitchelton-Scott em 2018 e 2019, fazendo um 2019 incrível (ganhou no Tour, fez top 10 nas principais clássicas do calendário e fez pódios em quase todas as provas por etapas em que participou). A estadia na CCC Team apenas durou 1 época devido às dificuldades financeiras da equipa polaca.
Matteo Trentin certamente terá muitas oportunidades na UAE Team Emirates e tem tudo para ser um ciclista muito importante. Primeiro, é uma excelente alternativa a Alexander Kristoff nas clássicas e permite à equipa ter 2 boas opções e depois é um sprinter que a equipa não tem, pois ultrapassa muito bem as subidas, muito melhor que Gaviria e Kristoff.
Bora-Hansgrohe revela segredo muito mal-escondido
Wilco Kelderman já era apontado à equipa alemã há muito tempo. O holandês não esteve plenamente satisfeito na Team Sunweb e sai da estrutura após 4 temporadas onde se destacam alguns bons resultados. Kelderman ainda não atingiu os resultados que se esperava e está a entrar numa fase decisiva da carreira aos 29 anos.
É essencialmente um corredor consistente, mas não muito ganhador, das 4 vitórias na carreira que ele tem nenhuma foi no World Tour e não vence desde 2015. 2017 foi a sua melhor temporada, foi 4º na Volta a Polónia e depois terminou a Vuelta também em 4º. Também foi 7º na Grande Volta espanhola em 2019. Esta época o grande objectivo de Kelderman é o Giro e até agora foi 5º no Tour de la Provence, 6º no UAE Tour e 7º na Volta a Polónia.
O contrato é válido por 2 temporadas e a Bora-Hansgrohe verá em Wilco Kelderman uma boa alternativa a Emanuel Buchmann. A equipa alemã está decidida em levar Buchmann à vitória no Tour, portanto Kelderman deverá ficar com o Giro ou a Vuelta no seu calendário, visto que Konrad e Grosschartner não nos parecem com a capacidade para serem grandes líderes, mais cedo a equipa aposta num Lennard Kamna como 3ª alternativa.
A formação germânica também apostou em Ben Zwiehoff, actual campeão nacional de Mountain Bike. Supostamente terá excelentes habilidades como trepador e assinou até ao final de 2022.
Israel Start-Up Nation garante jovem sprinter para o futuro
O australiano Taj Jones é visto como uma aposta de longo prazo por parte da Israel Start-Up Nation, a equipa garantiu o concurso do jovem de 20 anos até 2023 e Jones só começará na formação World Tour a meio de 2021, até lá ficará na equipa de desenvolvimento. O possante australiano apareceu este ano em grande destaque no Tour de Langkawi, uma montra para jovens sprinters, somando 1 vitória e mais 2 pódios.
Rein Taaramae tenta relançar carreira
Aos 33 anos, Rein Taaramae parece estar claramente na fase descendente da sua carreira. O ciclista da Estónia nunca mais foi capaz de replicar a excelente temporada de 2015 ao serviço da Astana onde ganhou a Vuelta a Burgos, a Arctic Race e a Vuelta a Murcia. A única vitória que tem desde 2016 foi nos Nacionais e se em 2019 ainda fez uma primeira metade de ano positiva (2º no Tour du Rwanda, 3º na Vuelta a Aragon e no Tour de l’Ain), a partir do Tour foi para esquecer.
Depois de 3 épocas na Direct Energie, Rein Taaramae sai para a Circus-Wanty Gobert, uma oportunidade de ouro para o estónio. A equipa belga tem uma boa estrutura e Taaramae não terá grande pressão para ter bons resultados, será sempre um nome a ter em conta nas provas por etapas do circuito Continental.
Jovem italiano a caminho da Lotto-Soudal
Já aqui falámos várias vezes na vasta juventude que a Lotto-Soudal tem no plantel. Hoje foi anunciado mais um jovem, de nome Filippo Conca. Conca é um ciclista muito alto, com 1,90 metros, mas que tem na montanha o seu terreno predilecto, foi 5º no Giro para sub-23 em 2019 e 2020. Um resultado que também impressionou foi o 10º posto no Trofeo Laigueglia em Fevereiro, principalmente porque a concorrência era muito forte e a prova é bastante extensa, tendo cerca de 200 kms. Na equipa belga encontrará o seu compatriota Stefano Oldani.