Antes da temível Green Mountain era tempo de uma jornada de média montanha no Tour of Oman, com algumas colinas na parte final a abrir o apetite a vários tipos de ciclista. Hoje houve uma feroz luta pela fuga, o que endureceu ainda mais a etapa, a primeira hora e meia foi percorrida a uma média de 48 km/h e só passado 80 quilómetros é que se estabeleceu um quarteto na frente, só com nomes relativamente conhecidos, o espanhol Urko Berrade, o norueguês Frederik Dversnes, o argelino Youcef Reguigui e o cazaque Yevgeniy Fedorov, campeão do Mundo sub-23.

A Movistar não trabalhava sozinha no pelotão, tinha a ajuda da Cofidis, da Bora-Hansgrohe e até da Arkea-Samsic, várias ambições conjugavam-se para apanhar uma fuga que tinha 1:40 à entrada dos 30 kms finais não obstante nenhum dos 4 elementos representar um perigo para a geral, estavam todos a mais de 8 minutos da liderança. A escapada foi alcançada mesmo antes da principal dificuldades do dia, a subida de Al Jissah e foi novamente a Lotto a tentar fazer a principal selecção, com Thomas de Gendt a preparar o ataque de Maxim van Gils.




O camisola branca desferiu um forte ataque, mas teve alguma oposição, Lutsenko respondeu prontamente e até contra-atacou, deixando o jovem belga em dificuldade, enquanto Matteo Jorgenson e Mauri Vansevenant conseguiam seguir o ritmo e distanciar o pelotão. Não houve colaboração entre estes elementos e o grupo cresceu bastante na descida, e perante alguma hesitação foi um sprintar a arriscar, o alemão Pascal Ackermann.

O ciclista da UAE Team Emirates ainda entrou com alguma vantagem na última colina, mas foi engolido pelo pelotão depois de um forte ataque de um ciclista da Kern Pharma. O corredor da equipa espanhola foi anulado por um incrível trabalho da Cofidis, que se organizou na altura certa e fez um excelente lançamento para Axel Zingle. Parecia que o francês estava encaminhado para recompensar a sua equipa, só que surgiu nos últimos 100 metros um foguete chamado Diego Ulissi, que disparou para a vitória, diante de Axel Zingle e de Ide Schelling. Jorgenson chegou integrado no grupo principal e mantém a liderança antes da etapa rainha de amanhã.

By admin