Para subir na hierarquia do ciclismo mundial a Dimension Data tomou uma decisão, diminuir o contingente de ciclistas africanos e apostar em corredores conceituados, com provas dadas. Até porque os jovens africanos vão continuar a ter uma formação Continental onde podem evoluir e competir a um bom nível.
Hoje foi anunciada a 8ª contratação, depois dos jovens Stefan de Bod e Rasmus Tiller, dos veteranos Roman Kreuziger, Enrico Gasparotto, Lars Bak e Danilo Wyss e ainda de Michael Valgren, que será um dos grandes líderes para 2019, a equipa anunciou hoje pelas primeiras horas da manhã a contratação de Giacomo Nizzolo.
O italiano de 29 anos sai pela primeira vez desde que passou a profissional da estrutura Trek-Segafredo e assina um contrato válido por 2 temporadas. Nizzolo é um sprinter por natureza, que se adapta bem a finais duros. Após um excelente 2016, onde somou 7 vitórias, 1 delas o campeonato nacional, 2017 e 2018 foram anos marcados por lesões, afastando-o da competição muitos meses.
Nizzolo é muito regular, coloca-se geralmente muito bem e é garantia de algumas vitórias em provas menores. O seu registo é muito curioso, tem 18 vitórias na carreira, somente 1 delas é no World Tour, e foi em 2012 no Eneco Tour, o que indica que falta ainda algo extra para Nizzolo alcançar a elite mundial de sprinters, está numa “segunda divisão” altamente competitiva, atrás de nomes como Gaviria, Groenewegen, Viviani, e mesmo Sagan, como se viu na Vuelta.
Esta saída da Trek-Segafredo faz algum sentido, Nizzolo começa a ver o seu espaço tapado por um Jasper Stuyven que está a afirmar-se cada vez, por um John Degenkolb que está a recuperar as melhores sensações, e, principalmente, pelo jovem Matteo Moschetti. A Trek-Segafredo tem grandes esperanças em Moschetti, que recentemente fez 22 anos e já representou a equipa este ano, ganhando mesmo 1 etapa na Vuelta a Burgos, à frente de Jon Aberasturi ou Carlos Barbero, por exemplo. A Dimension Data também estará a preparar a sucessão de Mark Cavendish, o britânico não é eterno e já estará na fase descendente da carreira, sendo que Reinardt van Rensburg também tem tido muitos problemas físicos.