3ª etapa e grande chegada em alto no Tour of the Alps, uns duríssimos 15,4 kms a 7,5% esperavam os ciclistas e todas as equipas que queriam retirar a liderança à Ineos-Grenadiers e a Tao Hart. Pela primeira vez nesta corrida a fuga teve algumas hipóteses, primeiro porque o grupo foi grande e de qualidade, com Jasha Sutterlin, Juri Hollmann, Andrea Vendrame, Lukas Postberger, Lorenzo Milesi, Joe Dombrowski, Riccardo Lucca, Txomin Juaristi, Giovanni Carboni, Mattia Bais, Alexander Hajek e Liam Johnston, segundo porque não havia assim um grande perigo para a geral.

Sendo assim o pelotão concedeu uma agradável vantagem e os fugitivos entraram na subida final ainda com cerca de 3 minutos de vantagem. Nas primeiras rampas Andrea Vendrame mostrou ser dos mais fortes na frente enquanto no pelotão a EF Education First mostrou bem ao que vinha, colocando Simon Carr ao serviço de Cepeda e Carthy. Vendrame aproveitou a fase mais acessível da ascensão para ganhar algum espaço e passado 4 kms foi apanhado por Joe Dombrowski, nitidamente o trepador com mais pergaminhos entre esta fuga.




O norte-americano rapidamente deixou o italiano da Ag2r Citroen para trás e no grupo principal a EF passou o testemunho do trabalho à Bora-Hansgrohe, com Vlasov a mostrar ambição de recuperar tempo. No entanto o primeiro candidato a mexer na corrida foi o seu companheiro Lennard Kamna, o que obrigou a Ineos a perseguir. Kamna recebeu a companhia de Jefferson Cepeda e ambos alcançaram Dombrowski a apenas 3 kms da meta, numa altura em que Ivan Sosa e Felix Gall, 2 elementos do top 5 já não estavam no grupo dos favoritos.

Tao Hart reagiu à entrada do quilómetro final e fez uma aproximação perigosa ao duo da frente, onde apenas Cepeda puxava. Com a habitual perspicácia táctica, Kamna esperou pelos 600 metros finais para desferir o derradeiro golpe na etapa, distanciou o equatoriano e venceu a solitário, diante do seu companheiro Aleksandr Vlasov e do combativo Jefferson Cepeda. Tao Hart chegou com os restantes favoritos e mantém de uma forma relativamente confortável a liderança do Tour of the Alps.

By admin