Última etapa em linha da Volta a Portugal, derradeiro dia de montanha, com muitas dificuldades, a grande jornada de montanha da “Grandíssima”! Robin Carpenter, Kyle Murphy, Óscar Pelegrí, Victor Langellotti, Unai Iribar, Fábio Costa, Joaquim Silva, Gaspar Gonçalves, Bruno Silva, Luís Gomes, César Martingil, Alvaro Trueba e Venceslau Fernandes marcaram a fuga do dia, onde Joaquim Silva era quem mais beneficiava, pois ia passando na frente as contagens de montanha do dia (Antarte, Serra do Marão e Velão), somando pontos muito importantes para a respetiva classificação.



Passada a subida do Velão, o ciclista da EFAPEL Cycling era já líder virtual da classificação, com o pelotão a seguir a menos de 2 minutos, comandado pela Glassdrive/Q8/Anicolor. Depois de muito trabalho, Rafael Reis abriu para o lado no sopé da subida do Barreiro, entregando a batuta do pelotão a Afonso Eulálio. A meio da subida, a Atum General/Tavira assumia o grupo, primeiro com Alexander Grigorev e depois com Emanuel Duarte e Alvaro Trueba, que tinha ficado para trás na fuga, a imporem um ritmo que dizimou, por completo, o pelotão.

Só com Fábio Costa na frente, e depois do trabalho da sua equipa, Alejandro Marque atacou no derradeiro quilómetro de subida, mesmo antes da passagem pelo empedrado. Apenas Frederico Figueiredo, Maurício Moreira e Luís Fernandes conseguiram seguir o galego. Mesmo no topo da subida, Fábio Costa era apanhado pelo grupo ao qual já se tinha juntado António Carvalho.



Na descida até Mondim de Basto, Marque foi o grande protagonista. Primeiro furou, pouco depois reentrou na frente, atacando logo de seguida, para ser alcançado uns quilómetros mais à frente. Fábio Costa continuava o seu trabalho, terminando no início da subida do Monte Farinha e, nessa mesma altura, atacava António Carvalho. Logo de seguida era a vez de Frederico Figueiredo e, pouco depois, tínhamos na frente um trio da Glassdrive/Q8/Anicolor, com Carvalho, Figueiredo e Moreira.

O trio foi subida acima, nunca se separou, e no Alto da Senhora da Graça, António Carvalho vencia, pela 2ª vez na carreira, nesta mítica subida. Frederico Figueiredo e Maurício Moreira chegavam logo, num domínio absoluto da Glassdrive/Q8/Anicolor. Marque foi o melhor dos restantes, a 46 segundos, e Jesus del Pino completou o top-5, a 57 segundos.



Na geral, Frederico Figueiredo segue de amarelo para o contra-relógio, com os mesmos 7 segundos de vantagem para Maurício Moreira. Luís Fernandes ainda é 3º, mas a já 1:52.

Results powered by FirstCycling.com

Foto: FPC

By admin