Primeira etapa do Saudi Tour, uma corrida por etapas de 5 dias com particular interesse para os portugueses devido à presença de Ivo Oliveira na UAE Team Emirates e de Ruben Guerreiro, a fazer a sua estreia pela Movistar. Algum vento lateral e muita areia e paisagens desérticas, mais do mesmo desta prova na Arábia Saudita, que por vezes é animada pelos ventos laterais.
Logo nos primeiros quilómetros alguns ciclistas tentaram a sua sorte, também para tentar somar bonificações nos sprints intermédios. Kosuke Takeyama, Alessandro Iacchi, Peio Goikoetxea, Muhamad Zariff, Aaron van der Beken e Markus Sander andaram bastante rápido e ganharam uma vantagem superior a 5 minutos, que só chegou a ser muito perigosa porque apenas a Jayco se chegava à frente, mais nenhuma equipa queria ajudar a formação do grande candidato, Dylan Groenewegen.
A velocidade e o vento foram fazendo a selecção natural, o pelotão ia perdendo elementos aos poucos e na fuga acontecia a mesma coisa, a 60 kms da meta ficaram apenas Goikoetxea e Sander na frente e a cerca de 30 quilómetros da meta o espanhol abdicou da sua tentativa por falta de capacidade física. O esforço do ciclista da Uno-x deu para resistir até aos 14 kms finais, numa altura em que a DSM já ajudava um pouco a Jayco.
O final foi muito confuso, uma aceleração da Uno-x esticou o pelotão, a Jayco parecia em problemas, mas chegou à frente a tempo. A DSM tinha a vantagem numérica e povoava a frente do grupo com muitos elementos, enquanto uma queda vitimou 2 corredores da Bingoal já dentro dos 2 kms finais. A Jayco chegou à frente na altura certa e Luka Mezgec lançou na perfeição Dylan Groenewegen, que superou Max Walscheid e Dusan Rajovic de uma forma relativamente fácil. Ivo Oliveira aproveitou a ausência de Pascal Ackermann para fazer 6º nesta 1ª etapa, Ruben Guerreiro chegou depois, com o mesmo tempo do vencedor devido à queda ocorrida.