Uma ligação de 180 quilómetros entre Castelló e Vila-Real marcou a primeira jornada da Volta a la Comunitat Valenciana e o início de temporada para muitos corredores. 4 ciclistas andaram escapados (Cristian Scaroni, Cedric Beullens, Julen Irizar e Diego Pablo Sevilla), com uma vantagem de 3:20, mas estiveram sempre sob controlo da Jumbo-Visma e da Deceuninck-Quick Step.
Com uma perseguição tão poderosa obviamente o quarteto foi apanhado ainda longe da meta. Algumas rotundas e estreitamentos de estrada esticaram o pelotão e ninguém pensava que Dylan Groenewegen podia ganhar, quando o sprint se lançou a 250 metros da meta, até porque a Quick-Step tinha colocado Fabio Jakobsen numa posição perfeito.
Só que o ciclista da Jumbo-Visma protagonizou uma recuperação espectacular nos metros finais para bater o seu compatriota Fabio Jakobsen e o sempre regular Alexander Kristoff. Groenewegen mostrou um imenso poderio físico para se tornar no primeiro líder da prova.
.@GroenewegenD @JumboVismaRoad wins stage 1 of @VueltaCV #VCV2020 (📺@EurosportNorge)https://t.co/x7v8ruUcJH pic.twitter.com/RQ5rfIbNIR
— FirstCycling.com (@FirstCycling) February 5, 2020