Segunda das três clássicas das Ardenas, com o Mur de Huy a ser o palco das decisões no dia de hoje. Uma fuga de oito ciclistas e com nomes conceituados marcam grande parte da corrida, com destaque para a presença de Daryl Impey, Pierre Rolland, Bruno Armirail e Chris Juul-Jensen. Alguns ciclistas ainda tentaram fazer a ponte mas sem sucesso.
UAE Team Emirates, Quick-Step e INEOS Grenadiers foram dividindo as despesas na perseguição, nunca dando mais de 3 minutos aos fugitivos. A entrada no circuito final fez as primeiras grandes vítimas no pelotão, com Tom Pidcock e Jonas Vingegaard a ficarem para trás bastante cedo.
A 30 quilómetros do fim, na segunda passagem pelo Mur de Huy, e entrando para a derradeira volta ao circuito final, a fuga tinha já menos de 1 minuto de vantagem, sendo que, pouco depois, os fugitivos que restavam recebiam a companhia de Simon Carr que, entretanto, tinha atacado no pelotão. Carr estava com vontade e, na última passagem pelo Côte d’Ereffe, apenas seguia na companhia de Valentin Ferron.
O pelotão seguia a grande velocidade e, a 9 quilómetros do fim, o duo de fugitivos era apanhado, iniciando-se uma nova corrida. No Côte de Cherave a Cofidis tentou a sua sorte, atacou com 3 elementos, com Remy Rochas é ser a aposta final. De pouco ou nada serviu este ataque pois Soren Kragh Anderen e Mauri Vansevenant apanharam e ultrapassaram o francês na descida.
Andersen e Vansevenant foram apanhados já no quilómetro final, em plena ascensão do Mur de Huy. Enric Mas colocou-se ao serviço de Alejandro Valverde, deixou-o na posição perfeita. Na sua roda vinha Dylan Teuns que, numa primeira aceleração, a 250 metros do fim, deixou quase todos para trás, apenas Aleksandr Vlasov e Valverde o conseguiram seguir.
Valverde ainda se colocou ao lado de Teuns, mas o belga ainda tinha guardado energia para o final e, nos últimos 50 metros passou para a frente, para vencer a Fleche Wallone. Valverde foi 2º e Vlasov 3º, ambos a 2 segundos. Julian Alaphilipe foi 4º, a 5 segundos. Grande destaque para o 7º posto de Ruben Guerreiro, a 7 segundos.
https://twitter.com/mundociclistico/status/1516784911448948740