Último dia do World Tour e da temporada 2023. Dez meses depois a época chegava ao fim, não sei antes se realizar a última etapa do Tour of Guangxi. Tal como ontem, um dia com duas colinas na segunda metade de percurso, que podia afastar alguns ciclistas da luta pela vitória. Dries de Bondt, quem mais, voltava a estar na fuga, pela quinta vez em seis etapas, hoje na companhia de Rune Herregodts, Jens Reynders, Jens Keukeleire e Oscar Onley. A presença de Onley na frente fazia soar os alarmes, o britânico era 11º da geral e obrigava o pelotão a seguir rápido.
Mais uma vez na frente, De Bondt aproveitou para somar mais 12 pontos para a classificação por pontos e praticamente garantir a vitória na mesma. Sem muita margem, a 45 quilómetros do fim, ainda com uma subida por realizar, a fuga era apanhada. A Movistar forçou o ritmo a subir e, também, a descer, no entanto não causou danos no pelotão que seguiu compacto para o último sprint intermédio, onde Ethan Hayter bonificou 3 importantes segundos. Julius Johansen ainda tentou surpreender, atacou a 16 quilómetros do fim, sendo apanhado a 6 quilómetros depois.
Tudo acabou por se decidir ao sprint, onde, pela primeira vez na semana, o posicionamento era importante, devido a uma curva a 300 metros do fim. A INEOS Grenadiers tentou jogar co duas cartas, Ethan Hayter lançou-se de muito longe, Elia Viviani estava na sua roda e abriu, proprositadamente espaço. O britânico estava muito bem lançado, no entanto Olav Kooij saiu muito rápido da roda de Viviani e com uma ponta final fulminante ultrapassou Hayter. Do outro lado da estrada, Juan Sebastian Molano deu muita luta e, foi no lançamento da bicicleta que Kooij conquistou o triunfo. Vitória em dia de aniversário, a 13ª do ano. Molano foi 2º e Hayter 3º, conseguindo as bonificações necessárias para subir ao 3º posto da geral.
A geral foi ganha por Milan Vader, mantendo os 6 segundos de vantagem para Remy Rochas com Hayter a terminar em 3º. Fruto das 5 fugas em 6 etapas e dos muitos sprints intermédios ganhos, Dries de Bondt venceu a classificação por pontos, Frederik Wandahl foi o rei dos trepadores e Louis Barre o melhor jovem.