Primeiro dia dos Campeonatos da Europa de ciclismo de estrada em Limburgo. Jornada totalmente dedicada às provas de contra-relógio de todos os escalões. Bem cedo pela manhã, a espanhola Paula Ostiz venceu nas juniores femininas, onde Raquel Dias foi 34ª. Nos juniores masculinos, Michiel Mouris foi o mais rápido, prova onde os portugueses Gonçalo Rodrigues e José Moreira foram 50º e 54º, respetivamente. Seguiram-se as sub-23, com Anniina Ahtosalo superou a campeã do Mundo Antonia Niedermaier, com Daniela Campos a ser 17º. Nos sub-23 masculinos, o belga Alec Segaert conquistou o 3º título consecutivo na categoria, um recorde para a prova.



Faltavam os elites. Nas senhoras, Lotte Kopecky não era a grande favorita, no entanto a todo-o-terreno belga conseguiu superar as grandes especialistas e por larga margem! Kopecky venceu com um tempo de 39 minutos, menos 44 segundos que a tetra campeã europeia Ellen van Dijk e menos 1:03 que a austríaca Christina Schweinberger. Mais um título para o currículo de Lotte Kopecky.

Por fim, os elites masculinos. Stefan Kung entrou a todo o gás, o helvético queria conquistar o 3º título nesta competição e liderou no primeiro ponto intermédio, com 10 segundos de vantagem para Daan Hoole. Seria sol de pouca dura, já que Kung começava a quebrar e no 2º ponto intermédio já era 2º a escassos centésimos de segundo do surpreendente Edoardo Affini. Até ao final, a tendência manteve-se, Affini em crescimento e Kung em quebra. O cronómetro parava para Affini em 35:15 e para Kung em 35:25, estava entregue o título europeu! Na luta pelo bronze, Mattia Cattaneo colocou um segundo ciclista italiano no pódio, ficando a 20 segundos de Affini.



Para Affini é, apenas, a 3ª vitória da carreira, a primeira desde … 2019! A boa forma que trazia da Vuelta mostrou-se em Limburgo, os astros estavam alinhados. Ivo Oliveira era o representante português presente e o ciclista luso terminou em 15º a 1:36 e a 23 segundos do top-10. Por curiosidade, o tempo de Alec Segaert nos sub-23 masculinos batia o tempo de Edoardo Affini nos elites masculinos … por 10 segundos.

By admin