Tour de Suisse 2022 - 85th Edition - 7th stage Ambri - Malbun 194.6 km - 18/06/2022 - Keegan Swirbul (USA - Human Powered Health) - photo Sabine Zwicky/SprintCyclingAgency©2022

A 21 de Setembro de 2022 Keegan Swirbul publicava um apelo na rede social Twitter, o norte-americano de 27 anos que tinha representado a Rally Cycling em 2021 e 2022 não tinha contrato para a temporada seguinte. Uma situação desesperante para quem queria continuar com a carreira profissional e que ficou ainda mais agudizada quando teve de procurar uma bicicleta para treinar de maneira a tentar manter a forma física.



O trepador que deu nas vistas em 2019 ao serviço da Continental Floyd’s Pro Cycling ao ser 8º no Tour of Utah e 2º no Tour de Langkawi já tem há algum tempo base em Espanha e foi precisamente numa formação amadora espanhola que encontrou uma nova casa, a Vigo-Rias Baixas. Longe de desvalorizarmos esta decisão, para dar nas vistas e manter ritmo competitivo não havia melhor, o calendário amador espanhol é incrivelmente vasto e prova disso é que Swirbul já tem 10 dias de competição.

Se acompanham mais os meandros das redes sociais o nome de Swirbul não é certamente desconhecido, o ciclista de quase 1,90 metros participou nas últimas 3 edições da Volta a Portugal, foi 15º em 2020 (no ano mais marcado pelo COVID), não terminou em 2021 e foi 33º em 2022, mas ficou também lembrado por umas afirmações que podem ser interpretadas como …. polémicas. Em 2021, antes da prova começar concedeu uma entrevista à Portuguese Cycling Magazine onde disse “um dia quero ver o Tadej Pogacar a participar na Volta a Portugal para ver se ele consegue derrotar a W52-FC Porto”. Bom, o que é certo é que já não existe W52-FC Porto e a mesma não foi mandada abaixo pelo esloveno.



O anúncio surpresa surgiu por parte da Efapel Cycling, estrutura liderada por José Azevedo, que referiu a experiência internacional e nacional de Keegan Swirbul, acreditando no seu valor e que será um reforço de valia. Swirbul obviamente mostrou a sua satisfação e quer aproveitar a oportunidade e ajudar a equipa ao máximo. A equipa fica assim com um 11º elemento inscrito, algo que também é importante caso a ambição de um calendário internacional mais alargado se verifique, é sempre importante ter um plantel mais vasto onde se consiga fazer uma maior gestão de momentos de forma e das lesões.

By admin