A estratégia da Efapel Cycling neste defeso consistiu na manutenção da actual base de trabalho: dos 10 corredores que a estrutura comandada por José Azevedo vai contar para 2025, 8 são renovações e apenas há 2 cirúrgicos reforços a entrar. Obviamente, a principal contratação é Mauricio Moreira, cujo anúncio foi feito há algumas semanas, o vencedor da Volta a Portugal 2022 e um dos protagonistas de 2024, tendo sido 4º no G.P. O Jogo, 3º no G.P. Beiras, 2º no G.P. Abimota e G.P. Anicolor e ainda vencedor da Clássica Aldeias de Xisto, infelizmente foi forçado a abandonar na Volta a Portugal. Mesmo retirando a “Grandíssima” da equação, é alguém que se adapta a imensas corridas do calendário nacional como demonstrou também este ano, bom contra-relogista e a sprintar em grupos reduzidos. Veremos o que consegue fazer depois das relações terem azedado com a sua antiga equipa, a Sabgal/Anicolor.

Curiosamente o outro reforço da Efapel Cycling também é proveniente da Sabgal/Anicolor. Foi anunciado mais recentemente e tem um perfil semelhante a outros reforços, visto que já tem experiência internacional, tal como Joaquim Silva, Keegan Swirbul ou Tiago Antunes. André Carvalho saiu de Portugal muito novo, em 2019 ingressou na Axeon e em 2021 conseguiu contrato com a Cofidis, formação que contou com ele durante 3 temporadas, durante essa estadia o melhor resultado UCI foi o 12º lugar numa etapa da Vuelta. Em 2024 regressou a Portugal, iniciou bem a época com 3 top 10’s e depois apagou-se um pouco, trabalhando muito vezes em prol de outros líderes, é mais um corredor polivalente.




Em relação a renovações, o sprinter da equipa continua a ser o colombiano Santiago Mesa, que assinou 2 vitórias e 5 pódios no total em 2024, Joaquim Silva mantém-se como capitão na estrada e voltam a contar com o rolador Aleksandr Grigorev. Keegan Swirbul continua para dar à equipa argumentos na alta montanha, Tiago Antunes espera continuar a disputar provas por etapas que contenham média montanha. Este projecto sempre contou com alguns jovens portugueses, daí ser natural a manutenção de Pedro Pinto, Pedro Castro Pinto e António Ferreira.

By admin