A tão aguardada etapa rainha deste Giro d’Itália nem chegou a partir para a estrada como estava previsto. Segunda a RCS Sport, as más condições atmosféricas, as descidas perigosas e a possibilidade de tudo isto se agravar levaram à decisão de encurtar a etapa de 212 para 153 kms, retirando as subidas e, respetivas descidas dos Passos Fedaia e Pordoi. Desta forma, restavam apenas duas subidas no menu do dia.
A dureza não era tanta mas o início continuava a ser complicado, favorecendo os ataques. Foi na subida de La Crosetta que se formou a fuga do dia, com 25 ciclistas, entre os quais estavam João Almeida, Vincenzo Nibali, Geoffrey Bouchard, Antonio Pedrero, Jan Hirt, Dan Martin e Davide Formolo.
Na descida de La Crosetta, a fuga dividiu-se, com João Almeida, Antonio Pedrero, Davide Formolo, Vincenzo Nibali, Amanuel Ghebreigzabhier e Gorka Izagirre a ganharem vantagem. Este sexteto manteve-se inalterado até aos 37 quilómetros finais, altura em que, depois de muito trabalho, Ghebreigzabhier ficava para trás. Neste momento, este grupo tinha pouco mais de 4 minutos de avanço para o pelotão, agora liderado pela EF Education NIPPO, já não existindo qualquer grupo intermédio.
A subida para o Passo Giau iniciou-se com um ataque de Pedrero foi, pouco depois, foi ultrapassado por Formolo e que, alguns quilómetros depois aconteceu a situação inversa, com o italiano a ser passado pelo espanhol. O grupo dos favoritos, já reduzido a apenas 10, entrava a 1:45, onde não estava Aleksandr Vlasov devido a um problema mecânico.
O muito trabalho da EF Education NIPPO fez com que Simon Yates cedesse ainda muito longe do topo. A 22 quilómetros do fim, a 5 do topo da subida, aconteceu o grande ataque entre os favoritos, com Egan Bernal a dinamitar a corrida. O camisola rosa atacou sentado, imprimiu um ritmo muito forte e, rapidamente, chegou a ultrapassou Bernal.
Sem imagens não foi nada fácil saber da situação de corrida mas Bernal passou no topo do Passo Giau com 45 segundos de vantagem para Caruso, 1:15 para Bardet e 1:30 para o grupo de João Almeida, Ciccone e Carthy. Vlasov estava a 2 minutos e Yates a 2:40. Até ao final, Bernal não cedeu, continuou na frente e, no final ainda teve tempo para tirar a capa, mostrar a camisola rosa e celebrar. Vitória categórica do colombiano da INEOS Grenadiers!
A 27 segundos chegaram Romain Bardet e Damiano Caruso, 2º e 3º respetivamente. A 1:18 chegou Ciccone, Carthy foi 5º a 1:19 e João Almeida, depois de todo o dia em fuga, foi 6º. Na luta pela geral, Vlasov perdeu 2:11 e o maior derrotado foi Yates, perdendo 2:37. Na classificação geral, Bernal é cada vez mais líder, agora com 2:24 para Caruso, 3:40 para Carthy, 4:18 para Vlasov e 4:20 para Yates. João Almeida subiu a 10º, a 10:01.