Mais um domingo e mais um dia de Taça do Mundo de Ciclocrosse. Overijse foi o palco da prova desta semana, numa prova com praticamente 20 quilómetros e marcada pela chuva e muita lama, o que tornou o percurso ainda mais escorregadio, levando a algumas quedas.



As primeiras voltas viram Quinten Hermans, Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout distanciarem-se da concorrência, começando a cavar uma diferença importante. Hermans caía na terceira volta, foi o primeiro dos grandes candidatos a ir ao chão, deixando na frente o duo da Pauwels Sauzen-Bingoal.

Aos poucos, Toon Aerts fez a aproximação à frente, chegando a Iserbyt e Vanthourenhout na quarta volta. Quem também chegava mas na volta seguinte, e aproveitando um desacelerar na frente, era Laurens Sweeck, deixando 3 Pauwels Sauzen-Bingoal contra Aerts. O belga da Baloise Lions Trek via-se obrigado a atacar e fê-lo a duas voltas do fim, com Sweeck a ser o primeiro a ceder.



A partir daqui, as jogadas táticas começaram, Aerts via-se obrigado a responder no entanto as forças já não davam para tudo e foi já na última volta que a corrida se decidiu. Iserbyt ganhou espaço numa pequena descida, espaço suficiente para pedalar para a 3ª vitória na Taça do Mundo. Mais uma vitória para o campeão da Europa, e dobradinha para a Pauwels Sauzen-Bingoal, com Vanthourenhout a terminar a 9 segundos. Aerts, vencedor da semana passada, foi 3º a 26 segundos. Na Taça do Mundo, Iserbyt é, ainda mais líder, agora com 175 pontos, contra os 130 de Vanthourenhout e 129 de Aerts.

Antes dos homens, foi tempo das senhoras fazerem a sua prova. Numa corrida mais seca, a vitória foi para a talentosa Kata Blanka Vas. A campeã húngara dominou toda a prova e, com apenas 20 anos, conseguiu a sua primeira vitória de sempre na Taça do Mundo. Puck Pieterse foi 2ª e Lucinda Brand foi 3ª batendo ao sprint Denise Betsema. Na Taça do Mundo, Brand é a nova líder, com os mesmos 147 pontos de Betsema.




By admin