2024 foi de grande sucesso para o Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, uma estrutura agora comandada por Américo Silva, que fechou as contas com 6 vitórias, incluindo 2 etapas na Volta a Portugal, aquelas que tiveram mais visibilidade mediática. 5 dos 6 triunfos foram obtidos pela dupla argentina composta por Nicolas Tivani e Tomas Contte, 2 corredores rápidos, explosivos, e que passam bem a média montanha, têm características semelhantes e que não entram em choque.
Nicolas Tivani, de 29 anos, teve uma temporada bastante consistente, andou a lutar pela montanha na Volta ao Algarve, mas foi a partir do G.P. Abimota que arrancou para uma sequência de bons resultados. Finalizou o ano a ganhar 1 etapa na Volta a Portugal, bem como a classificação por pontos e depois ainda foi 5º no G.P.J.N, foi claramente uma aposta bem sucedida da formação algarvia. Tomas Contte veio para Portugal em 2021 e encontrou em Loulé uma casa que sempre lhe deu as condições necessárias para mostrar a sua polivalência. O argentino de 26 anos terminou 2024 com 2 vitórias e um total de 9 pódios, era sempre um candidato quando havia um sprint reduzido em perspetiva e assim continuará a ser em 2025.
Carlos Oyarzun vai para mais uma época no pelotão nacional, o chileno já tem 43 anos e continua a mostrar ser, potencialmente, uma mais valia no trabalho colectivo. Jesus del Pino é outro veterano, um elemento mais virado para a montanha e que costuma revelar a sua melhor versão na Volta a Portugal, onde foi 7º este ano, continuará a ter liberdade nesta perspectiva. David Dominguez deixou uma boa impressão, um ciclista que também faz ciclocrosse, ganhou o G.P. Douro Internacional e também se mantém na equipa algarvia pelo menos mais uma época. As outras renovações foram do jovem José Dias e de Daniel Viegas, que regressou a Portugal em 2024, fez alguns top 10’s e certamente que a ambição será melhorar os resultados depois deste ano de readaptação.
Os reforços foram 3, todos bastante jovens. Jorge Galvez Lopez tem 24 anos e vem do calendário amador espanhol, foi um corredor que se destacou nas corridas portuguesas, 13º no G.P. O Jogo e 10º no G.P.J.N, o que permitiu fazer alguma observação “in loco. Claudio Leal vem do Porminho e tem apenas 20 anos, enquanto Sergio Saleiro tem muito mais experiência com 21 anos e é proveniente da Óbidos Cycling Team, é alguém com uma boa ponta final e que foi 4º nos Nacionais sub-23.