Etapa rainha da Volta a la Comunitat Valenciana, dia das primeiras grandes decisões, com a única chegada em alto da competição. As tentativas de fuga eram muitas mas poucos se conseguiam distanciar. Alex Molenaar, Txomin Juaristi e Alejandro Osorio foram dos mais inconformados, andando na frente durante algum tempo.
A Movistar tinha muitas responsabilidades e encarregou-se disso mesmo durante toda a etapa, impondo o ritmo no pelotão, o que levou a uma primeira seleção por parte de Enric Mas a 28 quilómetros da chegada, na subida de Otonel. Se o pelotão era pequeno, este deixou de existir aí. Este ataque também fez anular a fuga.
Poucos foram os que conseguiram acompanhar o espanhol, com mais alguns a juntar-se na descida. Ficavam na frente Mas, Nelson Oliveira, Stefan Kung, Victor Lafay, Remy Rochas, Elie Gesbert, Remy Mertz, Gotzon Martin, Luis Angel Mate, Alex Molennar e Alejandro Osorio. Estes dois últimos perderam o contacto na descida, altura em que já era o português quem impunha um ritmo elevado.
Já em plena ascensão final, e depois de diversos ataques, incluindo de Nelson Oliveira, isolaram-se na frente Mas, Gesbert, Lafay e Martin. No quilómetro final, e depois de várias acelerações, que deixaram Gotzon Martin, a vitória decidiu-se ao sprint. Enric Mas colocou-se na frente a 150 metros do fim, arrancou muito forte e, com autoridade, triunfou no Alto de la Reina. Lafay foi 2º a 2 segundos e Gesbert 3º a 8 segundos.
Esta vitória garantiu a subida ao 1º lugar por parte de Enric Mas, liderando com 8 segundos para Lafay e 17 para Gesbert. Nelson Oliveira foi 7º a 35 segundos, ocupando o 6º lugar na geral a 46 segundos do seu companheiro. Um grande perigo na classificação geral para Mas continua a ser Stefan Kung, foi 9º hoje, estando a 51 segundos na geral.