Um Giro cheio de surpresas tinha que terminar com mais uma surpresa! Em Verona, no contra-relógio final da Volta a Itália deste ano, o grande vencedor foi Chad Haga, ciclista norte-americano que consegue a maior vitória da sua carreira, na qual apenas tinha mais um triunfo conseguido no ano de 2013. O ciclista da Team Sunweb salva, de alguma forma, o Giro da sua equipa.
Haga chegou pouco depois de Victor Campenaerts, um dos grandes favoritos à partida para a etapa de hoje, gastando 22:07 menos 4 segundos que o recordista da hora e campeão europeu de contra-relógio. No terceiro lugar ficou o combativo Thomas de Gendt, a 6 segundos, com a Lotto-Soudal a terminar com 2º e 3º no dia de hoje.
Entre os homens da classificação geral, Vincenzo Nibali foi o melhor, gastando menos 3 segundos que Primoz Roglic que foi um dos ganhadores do dia, já que conseguiu ultrapassar Mikel Landa para subir ao 3º lugar. No top 10 da geral, destaque, ainda para a troca de posições entre Rafal Majka e Miguel Angel Lopez, com o polaco a ultrapassar o colombiano, que venceu a juventude. De resto, manteve-se tudo inalterado. Richard Carapaz geriu o seu esforço, foi 36º a 1:12 e sagrou-se o vencedor do Giro, tornando-se no primeiro equatoriano a fazê-lo.
Quanto a Amaro Antunes foi 34ª na etapa, uma prestação bastante positiva após 3 semanas de muito esforço, o que lhe valeu o 54º posto na geral final.