A equipa norueguesa da Uno-X Norwegian Development está a ser notícia devido a uma contratação. Se uma mexida nesta altura do ano é algo incomum, então o tipo de contratação feita faz com que seja uma notícia ainda mais falada, uma vez que contrataram Johannes Klaebo.
Mas quem é Johannes Klaebo? O norueguês de 23 anos é um exímio praticante de esqui de fundo, modalidade olímpica nos Desportos de Inverno. Um autêntico fenómeno da modalidade, irrompeu nos rankings em 2017, sendo o melhor sub-23 aos 20 anos, e 4º na geral da Taça do Mundo. Desde então ganhou a Taça do Mundo em 2018 e 2019, sendo 2º em 2020. A Taça do Mundo é uma competição de regularidade, um pouco como o UCI World Ranking no ciclismo.
Foi campeão olímpico em 3 diferentes vertentes em 2018, em Pyeongchang, no sprint individual, no sprint por equipas e na estafeta de 4×10 quilómetros. É um especialista ao sprint, de longe o melhor sprinter do Mundo neste momento no esqui de fundo, em estilo livre ou clássico. No entanto também se consegue defender quando as provas são longas e não muito atacadas, terminando por vezes no top 10 nessas competições. Para quem acompanha o esqui de fundo, Johannes Klaebo é muito parecido com Petter Northug, também ele várias vezes campeão da Taça do Mundo.
Com um contrato de cinco anos, a equipa afimar que Klaebo “deverá contribuir com seu conhecimento no desporto de elite e inspirar os jovens talentos da equipa”, que incluem os dinamarqueses Niklas Larsen, Julius Johannesen, Morten Hulgaard e Jacob Hindsgaul.
O papel que o esquiador de 23 anos irá desempenhar é ainda inconclusivo pois pelas declarações proferidas parece que será apenas um consultor no entanto não está descartada a hipótese de fazer competições de estrada, apesar de continuar a dedicar-se à sua modalidade de eleição, o esqui de fundo.