Aproveitando o facto de nesta altura do ano não existirem competições, José Poeira deslocou-se a Yorkshire, no norte de Inglaterra, para ver, no terreno, os percursos das provas de fundo e de contra-relógio do Campeonato do Mundo que se vai disputar em Setembro.
Também Sérgio Sousa esteve presente em solo britânico, este para analisar as diversas hipóteses de alojamento para a Equipa Portugal, entre os dias 21 e 29 do mês já referido.
Em declarações no site da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Poeira disse que a ida a Yorkshire foi bastante positiva, para se poderem avaliar todos os cenários possíveis. “Ter vindo aqui permitiu descobrir pormenores que, olhando apenas para os gráficos, passariam despercebidos. Globalmente, não desgosto dos percursos. Apesar de não serem dos mais adequados dos últimos anos às caraterísticas dos nossos ciclistas, apresentam condições para que tentemos bater-nos por bons resultados.”
José Poeira afirma, também, que a prova de estrada vai ter tuas fazes fundamentais, a primeira metade, onde o pelotão vai andar por estradas muito sinuosas, com várias subidas muito curtas mas duras, onde a colocação é essencial. O circuito final de Harrogate, a ser percorrido por 7 vezes, vai ser muito exigente, porque se faz em estradas urbanas, obrigando a uma maior atenção por parte de todos.
Em relação ao contra-relógio, o experiente selecionador nacional afirmou que “É um contrarrelógio que abre mais a possibilidade de bons resultados aos corredores possantes que tiveram a vida mais dificultada nos mundiais de Bergen e de Innsbruck. No entanto, acredito que teremos possibilidade de fazer um bom resultado, especialmente com o Nelson Oliveira.”
Por fim, foi, de certo modo, notório por parte de José Poeira que Yorkshire é uma região onde o vento marca forte presença, pelo que será importante estar sempre atento para evitar dissabores.
Os Mundiais de Yorkshire ainda estão longe no entanto nos bastidores tudo já começa a ser preparado ao pormenor de forma a adotar as melhores estratégias possíveis para conseguir um bom resultado, algo plausível para a Equipa Portugal.
Foto: FPC