Mais uma etapa do Giro e mais uma fuga a resultar, nenhum dos ciclistas da geral quis realmente a etapa, ninguém perseguiu no pelotão e portanto nova escapada saiu vitoriosa. Depois de muitos ataques destacaram-se Ivan Santaromita, Marco Canola, Amaro Antunes, Esteban Chaves, Pieter Serry, Giovanni Carboni, Olivier Le Gac, Francois Bidard, Andrea Vendrame, Manuele Boaro, Manuel Senni e Marco Marcato.




Com uma vantagem de 9 minutos à entrada da subida final era garantida que o triunfo ficaria para um dos 12 elementos da frente e eles até chegaram juntos à ascensão, já depois de uma ofensiva de Manuele Boaro. A 14 kms do final Marco Canola atacou e ganhou um espaço de 20 segundos, fechado quando Esteban Chaves finalmente lançou um grande ataque no grupo perseguidor, seguindo com o colombiano Francois Bidard, Andrea Vendrame e Pieter Serry.

Não houve entendimento no grupo, Amaro Antunes e Giovanni Carboni colaram, só que Chaves atacava em sucessão e finalmente a corda rompeu a 3 kms da meta, entrando no quilómetro final com 10 segundos sobre Amaro Antunes. Com um sorriso enorme e uma sensação de grande alívio o colombiano cruzou a meta, festejando assim mais de 1 ano depois. Andrea Vendrame depois de sofrer um problema mecânico ainda veio a tempo de tirar o 2º lugar a Amaro Antunes, que assim fechou o pódio.




Entre os favoritos só Miguel Angel Lopez ganhou realmente tempo, 42 segundos para os rivais, com os outros favoritos a chegarem juntos.

By admin