O ciclismo está a voltar em força e na Europa não é exceção, com a ilha de Maiorca a acolher o tradicional Challenge de Mallorca, prova composta por 5 clássicas ao longo dos próximos 5 dias. Hoje o menu apresentava o Trofeo Calvia, um percurso bastante ondulante e que marcava a estreia de Rui Costa pela Intermarché-Circus, bem como a estreia na temporada de Rui Oliveira.
Pascal Eenkhoorn, Ben Healy, Mirco Maestri e Matt Zimmer formaram a fuga do dia, um grupo que não teve muita liberdade por parte do pelotão, maioritariamente comandado pela UAE Team Emirates. Na descida do Coll de Soller, e já com a chuva presente, começaram as primeiras mexidas no pelotão, com Louis Vervaeke a distanciar-se.
A saída do belga da Soudal-QuickStep levou a mais ataques, com Vervaeke a receber a companhia de dos colegas de equipa Julian Alaphilippe, Andrea Bagioli e Casper Pedersen, para além de Carlos Canal, Rui Costa, Kobe Goossens, Tim Wellens, Axel Zingle e Ben Zwiehoff. Com 4 elementos no grupo a QuickStep foi trabalhando e a diferença para a frente diminuiu e a diferença para o pelotão aumentou.
Numa altura em que apenas Eenkhoorn e Healy estavam na frente, Vervaeke e Rui Costa decidiram atacar no grupo perseguidor. Faltavam apenas 34 quilómetros e o duo da frente estava a cerca de meio minuto e o pelotão a 2:30. Foi já na descida do Coll de Sa Gramola, a pouco mais de 20 quilómetros da meta, que Vervaeke e Costa se juntavam à frente. Na última dificuldade do dia, Vervaeke atacou e chegou a andar isolado no entanto, na longa descida que se seguiu, Costa e Healy fizeram a ponte para a frente.
Restavam 7000 metros, o grupo de Alaphilippe estava a mais de 1 minuto no entanto a equipa belga não desistiu e quase alcançou o trio da frente no quilómetro final. Healy deu um último forcing ao grupo e isso foi decisivo. Vervaeke foi o primeiro a lançar o sprint, Rui Costa estava na sua roda e ainda tinha energias mais que suficientes para passar o belga e conquistar o triunfo!
Estreia de sonho em 2023 e com as cores da Intermarché-Circus! Primeira vitória desde os Campeonatos Nacionais de 2020, o que deixa a antever úm grande início de temporada para o antigo campeão do Mundo.
https://twitter.com/Noticiclismo1/status/1618267217615028229