Segundo dia do Tour de France e primeiro dia com muita montanha. Numa etapa a fazer lembrar o Paris-Nice, uma vez que todas estas subidas são, normalmente, passadas na “Corrida do Sol”, a fuga formou-se muito cedo, com interesses para o sprint intermédio e camisola verde.
Peter Sagan e Matteo Trentin eram os corredores mais interessados nesta situação, tendo a companhia de Lukas Pöstleberger, Benoît Cosnefroy, Kasper Asgreen, Toms Skujins, Anthony Perez e Michael Gogl. Nesse ponto foi Trentin a passar na frente, batendo Sagan. Logo depois ficava para trás devido a um furo.
No pelotão via-se a UAE Team Emirates a impor ritmo, com a fuga a manter uma vantagem de 3 minutos e meio durante o Col de la Colmiane e grande parte do Col de Turini. Na primeira montanha, Cosnefroy foi o primeiro a passar e na segunda foi Perez. A meio do Turini, Kristoff cedia e apareciam outras equipas na frente, o que levava a fuga a começar a perder tempo mais rapidamente, mesmo sem forçar muito o ritmo.
A cerca de 50 quilómetros do final, a EF Pro Cycling juntava-se à Jumbo-Visma na frente do pelotão, anulando a escapada bem no início do Col d’Eze. O trabalho da EF levou a um primeiro ataque de Neilson Powless, levando a Deceuninck-QuickStep a perseguir que foi rapidamente alcançado.
A Jumbo-Visma meteu-se novamente ao trabalho, fazendo-o durante o resto da subida e até se começar a escala para o Col de Quatre Chemins, a 14 quilómetros do fim. A subida iniciou-se e apareceu, outra vez, a Deceuninck-QuickStep que, logo depois, via Julian Alaphilippe a atacar, só com resposta de Marc Hirschi. Pouco depois, Adam Yates fazia a ponte para a frente, ficando este trio na frente, passando com 15 segundos no topo da subida.
Em descida até aos 2 quilómetros finais, o grupo não perdeu tempo e, depois de alguma união, começaram a entreolhar-se nos últimos 800 metros. Adam Yates estava na frente mas o primeiro a lançar o sprint foi Alaphilippe que, no final, foi ameaçado por Hirschi mas conseguiu conquistar o triunfo e a amarela. O pelotão chegou a 2 segundos liderado por Greg van Avermaet.