Ponte de Sor acolheu o pelotão nacional para a 3ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Tanto o início como o final da etapa se faziam nesta localidade, num dia relativamente plano. Tirada muito rápida, 50 quilómetros iniciais feitos a todo o gás, com Francisco Guerreiro a ganhar a única contagem de montanha do dia, cimentando a sua liderança.
Um grupo de 13 ciclistas chegou a ter alguma vantagem durante vários quilómetros mas foi só a 70 quilómetros do fim que a verdadeira fuga se formou, sendo composta por Rui Silva, Angel Casillas Martin e Miguel Lopez Moncho, a quem mais tarde se viria a juntar Rodrigo Caixas e André Silva.
A cerca de 45 quilómetros do fim Lopez Moncho ficava para trás e novas movimentações na frente só a pouco mais de 10 quilómetros da chegada, quando Rodrigo Caixas partia em solitário rumo à vitória em etapa uma vez que o pelotão estava a mais de 2 minutos.
Até ao final, todos os elementos da fuga foram alcançados pelo pelotão com exceção de Rodrigo Caixas que, em Ponte de Sor celebrava o triunfo em etapa e a subida à liderança! O camisola amarela Pedro Miguel Lopes encabeçava o pelotão a 1:45, com Francisco Guerreiro a fazer 3º. Na classificação geral, Caixas lidera com 1 segundo de vantagem para o anterior líder Pedro Miguel Lopes e 2 para André Domingues, Gabriel Jimeno e Romaric Forques.