Penúltima etapa da Volta a Catalunha e havia a expectativa de uma eventual fuga a resultar num percurso que era bem ondulado. Havia essa sensação num pelotão já cansado e a jornada foi feita a um ritmo alucinante, só mesmo a meio é que se formou uma escapada digna desse nome, composta por Geoffrey Bouchard, Carlos Verona, Oscar Onley, Jonas Gregaard, Simone Velasco e Fausto Masnada, um grupo em que Carlos Verona era o mais bem colocado na classificação geral. Antes disso já Remco Evenepoel tinha somado 2 segundos de bonificação, atrás de Primoz Roglic, que alargou a liderança na geral. Também Egan Bernal foi para casa mais cedo, consequência de uma queda.

Este sexteto foi sempre controlado de perto pela Jumbo-Visma e pela Cofidis, que estava expectante de um sprint. A velocidade era muito elevada e a fuga foi apanhada no início da subida final, onde Marc Soler aproveitou para atacar e ganhar alguma vantagem, mostrando-se um grande perigo na luta pela etapa. Com a geral tão apertada e numa jornada tão aberta Remco Evenepoel decidiu arriscar e atacou muito forte, levando Primoz Roglic na roda. O esloveno nunca passou pela frente, na roda do comboio belga que voou também a descer, apanhando e ultrapassando Marc Soler.




Nem na parte plana Roglic ajudou Evenepoel, o duo entrou nos 12 kms finais com 20 segundos sobre um pelotão muito reduzido, liderado pela Bahrain-Victorious. Foi nessa altura que reentrou um grupo relativamente grande, o que levou a que Alpecin-Deceuninck e Ag2r Citroen ajudassem na perseguição e 2 kms depois Evenepoel fartou-se de levar Roglic na roda e abdicou desta tentativa. Ainda havia sprint intermédio porque disputar e claramente num acto de raiva o belga recuperou o segundo que tinha perdido anteriormente, com Marc Soler a somar também 1 segundo de bonificação.

Não havia grandes comboios e a Jumbo-Visma tentava colocar Roglic em condições, enquanto Kaden Groves tinha uma avaria e era obrigado a trocar de bicicleta. A troca foi rápida e a recuperação também e de uma forma incrível o australiano venceu, mesmo com a bicicleta de um colega de equipa, diante de Bryan Coquard e de Ide Schelling. Foi a segunda vitória de Kaden Groves na temporada e nesta Volta a Catalunha, ele que também já tinha ganho em Sabadell. Evenepoel foi 5º, Roglic 9º e João Almeida chegou integrado no grupo principal, mantendo assim o 3º posto na geral.

By admin