Longo dia na Volta a Catalunha, com uma etapa rompe pernas e com a chuva a também fazer-se sentir por estradas espanholas. Início a todo o gás, com muitos ataques e contra-ataques, com o pelotão a partir-se em plena ascensão para o Coll de les Llebres. Richard Carapaz, Luke Plapp e Sergio Higuita passaram na frente na subida, com vários grupos a seguirem-se, sendo que João Almeida estavam a cerca de 30 segundos.
Plapp deu tudo o que tinha, deixando, depois Carapaz e Higuita na frente. Atrás, houve junção de grupos e, com cerca de 50 quilómetros percorridos, tínhamos um grupo com cerca de 30 unidades a perseguir os 2 sul-americanos. A situação não estava fácil para a UAE Team Emirates, com apenas Marc Soler e Rui Costa para trabalhar e com 3:30 de vantagem para Carapaz e Higuita à entrada dos derradeiros 40 quilómetros.
A corrida continuou muito rápida, com a Uno-X e a Bahrain-Victorious a também ajudarem na perseguição, o que levou à redução da diferença para os 2 minutos a 20 quilómetros do fim, numa altura em que o pelotão estava no Coll de la Teixeta. A descida fez enormes estragos no grupo perseguidor, com Juan Ayuso a arriscar muito e a ganhar uma vantagem importante. O espanhol viu que não ia a lado nenhum sozinho e esperou pelo grupo de Nairo Quintana, Wout Poels e Carlos Rodriguez (entre outros).
Alheios a tudo isto e mesmo com a diferença a diminuir, Carapaz e Higuita continuar a sua cavalgada impressionante até ao final, conseguindo discutir a etapa. Higuita lançou o sprint da frente só que Carapaz ainda tinha forças, ultrapassando, nos derradeiros metros, o colombiano da Bora-hansgrohe. A 48 segundos chegava o pelotão, que entretanto tinha apanhado o grupo de Quintana, com Kaden Groves a ser 3º.
Na classificação geral, Sergio Higuita é o novo líder, com 16 segundos de vantagem para Richard Carapaz e 52 para João Almeida.