173,9 quilómetros com partida em Anadia e chegada a Águeda seriam decisivos para a definição do Grande Prémio Abimota, com Luís Mendonça a tentar segurar a liderança conquistada na primeira etapa. Ao contrário do que acontece em muitas corridas portuguesas, não houve uma grande fuga a marcar esta jornada de ciclismo, houve sim imensas movimentações que pretendiam colocar a formação de Luís Mendonça em xeque, algo que aconteceu e que foi lidado muito bem pela Glassdrive/Q8/Anicolor.

Um ponto decisivo na tirada foi a subida de Talhadas, uma contagem de 2ª categoria que ficava relativamente perto da meta. Essa dificuldade fez a selecção do grupo e afastou alguns dos homens rápidos, ficou um grupo de 19 elementos para disputar o triunfo num final bastante rápida e depois de uma ligação disputada a quase 42 km/h de média.




No final foi um ciclista conotado mais como trepador a surpreender aqueles com uma ponta final mais explosiva, Hugo Nunes superou ao sprint Rafael Silva e o camisola amarela Luís Mendonça, num grupo onde curiosamente a Kelly/Simoldes/UDO e a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados eram as únicas com 3 elementos. Na classificação geral as bonificações foram decisivas para o triunfo de Luís Mendonça, que terminou com 4 segundos sobre Hugo Nunes, 8 sobre Rafael Silva e 10 sobre Gonçalo Amado.

Dentro das classificações secundárias a Radio Popular – Paredes – Boavista tinha como objectivo a classificação da montanha e conseguiu-o, com Luís Fernandes a ajudar Alberto Gallego na conquista desta camisola. O espanhol ficou empatado em pontos com André Cardoso e à frente nos critérios de desempate.



A formação liderada por José Santos ficou também com a Geral Autarquias, por intermédio de César Martingil, não obstante o esforço de Daniel Dias hoje.No entanto, o esforço do corredor da Kelly/Simoldes/UDO foi recompensado com a camisola rosa, da Geral Bolinhas. Nas metas volantes a luta foi bastante aguerrida entre 2 Franciscos, Francisco Morais e Francisco Guerreiro. Saiu por cima Francisco Morais, da formação de Mortágua, com 21 pontos, mais 8 que o seu rival da Efapel Cycling.

Results powered by FirstCycling.com

By admin