Dia solarengo para uma das duas etapas de montanha da edição deste ano da “Algarvia”. O Alto da Fóia seria o palco de todas as decisões mas até lá os corredores teriam que pedalar mais de 170 kms. Fábio Costa, Samuel Caldeira e Marvin Scheulen representaram as equipas portuguesas na fuga do dia, tendo a companhia de Damien Touzé, Kenny Molly, Clement Carisey, Xabier Azparren e Joe Laverick.
7:35 foi a vantagem máxima dos 8 fugitivos e, quando começou a aparecer a dureza, viu a diferença começar a diminuir de forma considerável. Não só o trabalho da UAE Team Emirates e da INEOS Grenadiers começava a surtir efeito mas a subida de Alferce deixou na frente, apenas Caldeira, Molly e Touzé com pouco mais de 1 minuto de vantagem.
A equipa W52-FC Porto acelerou na descida de acesso à contagem de segunda categoria na Pomba, com o grupo a ficar muito alongado. A 20 km do fim, o português Rui Costa, um dos favoritos à vitória, acabava por cair e as aspirações a um bom resultado na classificação geral sucumbiam aqui, resultando em desistência. Já não havia fuga nesta altura e o pelotão ficava reduzido em pequenos grupos na subida, com Kasper Asgreen a impôr um ritmo forte na frente. O líder da Bora-Hansgrohe, Lennard Kamna, ficava para trás. Luis Fernandes destacou-se e passava em primeiro na contagem de montanha. A W52-FC Porto assumia as rédeas no grupo dos favoritos, impondo um ritmo forte na entrada da subida final.
O campeão nacional dinamarquês Asgreen abria as hostilidades a 4km do fim, com resposta e contra-ataque de Élie Gesbert. Ramiro Sosa, Sebastian Henao, Ethan Hayter, Jonathan Lastra e João Rodrigues colavam e passava a formar-se um sexteto na frente. A Ineos tinha 3 elementos na frente e impôs o ritmo até ao quilómetro final. No sprint final, foi o jovem britânico Hayter o primeiro a arrancar, seguido por João Rodrigues e Jonathan Lastra. O ciclista da Ineos sacou mesmo o triunfo mais importante da carreira, até ao momento, o seu terceiro como profissional. João fechou no segundo lugar, enquanto que Lastra terminou no terceiro posto.