Primeria etapa em linha do Tour de Romandie, logo com uma oportunidade para os sprinters presentes que, mesmo assim, teriam de lutar bastante para ultrapassar as longas dificuldades montanhas presentes ao longo do dia. Tobias Bayer, Julien Bernard, Michael Schär, Dario Lillo e Jan Stöckli marcaram a fuga do dia, na qual Bernard foi quem mais lucrou, passando na frente as 3 contages de montanha e assegurando a subida ao pódio no final do dia.



3 minutos foi a vantagem máxima conseguida, a Soudal Quick-Step queria evitar surpresas e foi na subida de 2ª categoria, ainda na primeira metade da jornada, que a corrida começou a animar. A INEOS Grenadiers de Ethan Hayter passou para a frente, impôs um ritmo mais alto, e nomes como Fernando Gaviria, Giacomo Nizzolo, Elia Viviani, Alberto Dainese e Mark Cavendish ficavam, irremediavalmente fora da luta pela vitória. A equipa britânica manteve-se na frente, no controlo das operações e, a mais de 50 quilómetros do fim já não havia fuga.

Na subida final, numa altura em que a INEOS Grenadiers já tinha saído da frente, apareceu a EF Education, provocando mais alguns cortes no grupo, mas sem que os sprinters que restassem ficassem para trás. Ainda com cerca de 1 hora de corrida, o pelotão dirigiu-se para o final, várias equipas foram passando pela frente mas sem uma organização séria. REmi Cavagna tentou desorganizar os poucos comboios com um ataque a 4 quilómetros do fim mas tudo se decidiu ao sprint.

Tentando surpreender, Ivo Oliveira arrancou de muito longe, a cerca de 400 emtros, só que na roda do português vinha Ethan Vernon que controlou e esperou pelo momento certo para saltar para a frente e, com uma ponta de velocidade muito superior, não deu hipóteses a ninguém. Thibau Nys foi 2º mas já com mais de uma bicicleta de atraso e Milan Menten completou o pódio. Ivo Oliveira terminou em 9º.



Esta vitória deu 10 segundos de bonificação a Vernon que, desta forma, empatou com o seu colega de equipa Josef Cerny e saltou para a liderança do Tour de Romandie. Relativamente aos restantes portugueses, Nelson Oliveira chegou no pelotão, ao passo que Rui Costa foi forçado a abandonar.

By admin