Dia final do Challenge Mallorca, com o Trofeo Palma a dar nova oportunidade para os sprinters presentes na ilha espanhola. Sem grandes dificuldades, tudo se alinhava para uma chegada ao sprint, e a fuga composta por Xabier Berasategi, Iván Cobo, Vincent Van Hemelen e Marc Terrasa apenas serviu para animar a parte intermédia da clássica, discutindo as classificações secundárias.
A mais de 20 quilómetros do fim já o pelotão seguia compacto em direção à meta na Praia de Palma. Várias eram as equipas que se chegavam à frente (UAE Team Emirates, Intermarché-Circus, Lotto-Dsnty e Soudal-QuickStep), mas como vem sendo hábito, foi a formação de Patrick Lefevere a dominar a chegada. A formação belga chegou-se à frente no momento certo, dominou no final bastante técnico e deixou Ethan Vernon no local certo.
Ivan Garcia Cortina inda tentou surpreender, mas Vernon não foi em cantigas e até foi Biniam Girmay, vindo detrás que ameaçou a vitória do britânico que, conseguiu aguentar a pressão final do eritreu, para abrir o palmarés em 2023. Girmay voltou a somar um pódio, depois de ter sido 3º no Trofeo Alcudia, sendo que o pódio ficou completo com o jovem da Lotto-Dstny Jarne van de Paar.