A segunda etapa da Volta a Catalunha apresentava um traçado bem mais acessível que ontem, um dia para os poucos sprinters presentes. Danny van der Tuuk voltou a estar na fuga do dia, o neerlandês reforçou a sua liderança na classificação da montanha, hoje na companhia de Calum Johnston e Diego Uriarte. Numa fuga sempre controlada de perto pela Visma|Lease a Bike e Alpecin-Deceuninck, a mesma chegou ao fim a mais de 75 quilómetros do fim, após a passagem pelo Coll de Sant Pere de Rodes, onde Mauro Aparicio, vindo do pelotão até foi primeiro.
A corrida manteve-se minimamente calma a partir desse momento, ainda existiram alguns ataques inconsequentes e um sprint intermédio onde Juan Ayuso bonificou 3 segundos, no entanto ninguém conseguiu evitar a chegada em pelotão compacto. Numa aproximação bastante confusa, a Alpecin-Deceuninck conseguiu guardar um lançador para Kaden Groves. O australiano lançou o sprint da frente, só que Matthew Brennan e Ethan Vernon reagiaram logo de seguida. Num duelo a três a toda a largura da estrada, acabou por ser Vernon a superiorizar-se por uma pequena margem, conquistando a primeira vitória da temporada.
O líder Brennan foi 2º à frente de Groves e, com as bonificações, reforçou a liderança da Volta a Catalunha. Esta é uma liderança a prazo, já que amanhã há chegada a La Molina, a primeira em alto da prova catalã.