Mais uma prova World Tour teve o seu início no dia de hoje. A Volta a Catatalunha saiu para a estrada com uma etapa onde vários eram os possíveis desfechos. Cedo a fuga se formou, com o sempre combativo Thomas de Gendt, Angel Madrazo, Huub Duyn, Luis Angel Mate, Alexis Gougeard e Alvaro Cuadros.
Com uma vantagem máxima de 6 minutos, o pelotão teve na Movistar a principal equipa em apanhar a fuga do dia. Na última grande subida do dia, a pouco mais de 55 quilómetros do fim, a fuga dividiu-se, com Thomas de Gendt a seguir em isolado, sendo que Luis Angel Mate era aquele que de mais perto seguia o belga, mas a quase 1 minuto. O pelotão estava a 3:30 minutos, sempre liderado pela Movistar.
Na longa descida que se seguiu o combativo ciclista belga aumentou a sua vantagem em 1 minuto, entrando nos 30 quilómetros finais com 4:30 de avanço para o pelotão. O ritmo de De Gendt era muito regular e como a vantagem era, ainda, considerável, o corredor da Lotto Soudal tinha tudo para conseguir a vitória entrando com 3:30 nos derradeiros 10 quilómetros.
Com uma exibição fenomenal, Thomas de Gendt conseguiu mais uma vitória de luxo, chegando com 2:38 de vantagem para Maximilian Schachmann, que atacou no pelotão já dentro dos 10 quilómetros finais. No pelotão, a luta foi pelo 3º lugar, com Grega Bole a bater Michael Matthews.