A etapa mais longa da Vuelta a San Juan, com um total de 185,8 quilómetros era o menu de hoje para os ciclistas presentes na Argentina. Mais cedo que o habitual, os ciclistas saíram de San José para a partida da etapa e também cedo se formou a fuga, novamente com ciclistas das seleções e equipas sul-americanas, com Daniel Zamora, Facundo Cattapan, Royner Navarro, Cesar Paredes, Ricardo Paredes e Robert Mendez.
No pelotão, para além da Deceuninck-QuickStep, a Asociacion Civil Mardan era a outra equipa que trabalhava na frente do grupo. Mais de 8 minutos foi a vantagem que a fuga chegou a ter e a partir daí esta começou a diminuir com relativa facilidade.
Após a passagem pelas duas contagens de montanha do dia, Bora-hansgrohe e UAE Team Emirates juntavam-se à perseguição, numa fuga que ficava reduzida a Zamora, Navarro e Paredes. À falta de 30 quilómetros para a meta, a vantagem era de apenas 1 minuto.
Quando o pelotão decidiu acelerar assim o fez, anulando a fuga já dentro dos 3000 metros finais. Na frente, a confusão era muita, com várias equipas a tentarem chegar à frente com os seus sprinters. Israel Cycling Academy e Deceuninck-QuickStep foram as equipas que entraram na frente no quilómetro final.
Foi Julian Alaphilippe a entrar na frente na reta da metan no entanto no momento exato voltou a aparecer a UAE Team Emirates, com Simone Consonni a fazer mais um lançamento perfeito para Fernando Gaviria conseguir mais um triunfo. Peter Sagan fez uma excelente recuperação terminando em 2º, à frente do colombiano Álvaro Hodeg, que completou o pódio.
Julian Alaphilippe chegou integrado no pelotão e mantém a liderança da Vuelta a San Juan, antes da chegada ao Alto del Colorado, que se realizará na sexta-feira, já que amanhã será dia de descanso para o pelotão. Alexander Grigoriev foi, novamente, o melhor representante do Sporting/Tavira, fechou em 15º na etapa e mantém o 14º posto na geral. Tiago Machado foi 48º, Alejandro Marque foi 60º, Nicola Toffali acabou em 61º, chegando integrados no pelotão, ao passo que José Mendes 150º e Rinaldo Nocentini 153º chegaram a 7:43.