A quarta etapa da Vuelta a San Juan apresentava uma orografia diferente dos últimos dias, um percurso bastante mais complicado, com uma primeira categoria na parte inicial, o que poderia afastar alguns sprinters da luta pelo triunfo em Barreal. Uma fuga numerosa onde se destacava a presença do líder da montanha Tomás Contte marcou a primeira parte do dia.
Na já referida primeira categoria, Egan Bernal decidiu atacar e isso foi fatal para as aspirações não só da fuga mas também dos sprinters. Com o colombiano a chegar à frente, o pelotão não deu liberdade e pouco depois o grupo já estava compacto. O ritmo mais elevado afastou muitos homens da luta, incluíndo o líder Sam Bennett e Fábio Jakobsen.
Movistar e TotalEnergies sabiam que tinham uma grande oportunidade de vencer com os seus sprinters e pegaram na corrida daqui em diante e tudo se decidiu ao sprint numa longa reta da meta. Filippo Hanna tentou antecipar o sprint, atacou forte nos últimos 400 metros mas os principais sprinters estavam atentos.
Fernando Gaviria estava atentou, fechou o espaço para o italiano e com um sprint muito forte conquistou a vitória, um triunfo bastante autoritário. Peter Sagan e Hanna completaram o pódio. Para além da vitória, Gaviria é o novo líder da Vuelta a San Juan.