Quatro anos depois, o Tour Colombia está de regresso! Uma prova sempre muito aguardada devido ao muito público presente e à paixão desta nação pela modalidade. O regresso da competição cafetera trouxe um pelotão com três equipas do World Tour: Astana de Mark Cavendish, Movistar de Nairo Quintana e Fernando Gaviria e EF Education de Richard Carapaz, Rigoberto Uran e Esteban Chaves. Destaque para a presença de muitas equipas Continentais sul-americanas e diversas seleções nacionais, incluíndo o Brasil com Andrey André, ciclista da Kelly/Simoldes/UDO.

O primeiro dia era bastante acessível, era expectável a primeira chegada ao sprint da competição, com Astana e Movistar a marcarem o ritmo no pelotão. As equipas Continentais sul-americanas aproveitaram para integrar a fuga do dia, um grupo de 7 ciclistas onde o brasileiro Lauro Moro e o colombiano Cristian Muñoz foram os mais combativos, sendo apanhados a apenas 8 quilómetros da chegada a Duitama.



Até ao final ainda surgiram alguns ataques, no entanto a etapa teve o mais que provável final ao sprint. A Astana tentou organizar o melhor comboio possível para Mark Cavendish só que ainda está longe de estar oleado não funcionando na perfeição. Fernando Gaviria teve que se desenrascar sozinho e fê-lo da melhor maneira possível, já que com um sprint convincente pedalou para o triunfo, vencendo sem contestação. Davide Persico foi 2º e Cavendish apenas 3º, mostrando que ainda tem muito trabalho pela frente. Gaviria é, também, o primeiro líder do Tour Colombia.

By admin