A etapa final do Tour of Oman era tudo menos um passeio. É certo que se esperava uma chegada ao sprint, mas as dificuldades estavam presentes e, como são os ciclistas que fazem a corrida, tudo poderia acontecer relativamente à liderança de Jan Hirt. Johan Meens, Victor Langelotti, Mohammed Al-Wahibi, Gerd De Keijzer, Alexandre Vinokourov, Harold Martin Lopez e Antonio Angulo tentaram a sua sorte através da fuga, com o pelotão a ser controlado pelas equipas da BikeExchange e UAE Team Emirates.
A parte mais sinuosa da tirada, viu a Team DSM aparecer, a equipa alemã forçou muito o ritmo na subida de Al Jissah, o que colocou em dificuldades diversos ciclistas no pelotão. Kevin Vermaeke e Kevin Vauquelin chegaram a estar ao ataque mas rapidamente foram apanhados pelo grupo pelotão, onde os ataques não paravam e levaram ao fim da primeira fuga do dia. A 15 quilómetros do fim, já em pleno circuito final em Marah Corniche, aparecia a Quick-Step no comando das operações.
A equipa belga perseguia Dmitry Strakhov, que entretanto tinha atacado do pelotão, no entanto a vantagem do russo nunca foi muito grande e a apenas 10 quilómetros da chegada. Numa última dificuldade, a pouco mais de 3000 metros do fim, Fausto Masnada ainda testou Jan Hirt no entanto o checo respondeu prontamente. Foi nessa altura que atacou Soren Kragh Andersen.
Num final bastante rápido, o dinamarquês ainda chegou a ameaçar a discussão ao sprint mas foi alcançado já dentro do derradeiro quilómetro, devido ao trabalho da BikeExchange. A formação australiana fez o lançamento do sprint para Kaden Groves, o jovem sprinter foi o primeiro a arrancar mas na sua roda vinha um muito rápido Fernando Gaviria, que com uma ponta final superior, conquistou a vitória na etapa. Amaury Capiot fehcou o pódio. Mark Cavendish foi apenas 7º, cruzando a linha de meta bastante furioso com Maximiliano Richeze que, sorrateiramente, o fechou contra as barreiras. Jan Hirt chegou no pelotão, sagrando-se o vencedor final do Tour of Oman, sendo acompanhado no pódio por Fausto Masnada e Rui Costa.
https://twitter.com/wcsbike/status/1493530459841650689