Último dia de alta montanha no Tour 2020 e esperava-se uma etapa muito mexida, os ataques não tardaram a fugir. Cedo um grupo de 30 elementos, sem grandes perigos na geral, escapou-se. A Vital Concept ainda perseguiu por causa de Pierre Rolland, o francês tentou fazer a ponte, mas foi tarde demais, a escapada estava definida.




O Cormet de Roseland fez uma selecção já restrita na fuga e viria a ser depois desta subida que o pelotão iria permitir que a vantagem crescesse. A cerca de 100 kms da meta, e após um sprint pelos pontos da montanha, ficaram na frente Richard Carapaz, Michal Kwiatkowski, Pello Bilbao, Nicolas Edet e Marc Hirschi. Este quinteto foi ganhando muito tempo tanto ao grupo perseguidor, com Damiano Caruso, como para o pelotão, liderado pela Jumbo-Visma.

Pouco depois Marc Hirschi caiu na descida e Nicolas Edet perdeu o contacto numa das subidas e ficaram apenas Carapaz, Kwiatkowski e Bilbao na frente, eles que entraram na última contagem de montanha com 1:15 sobre Hirschi, 5 minutos sobre o grupo perseguidor e 8 minutos para o pelotão. O primeiro ataque surgiu por parte de Mikel Landa, que ganhou 20/30 segundos sobre o grupo dos favoritos, que foi perdendo elementos do top 10, primeiro Uran, depois Valverde e até Yates.




Carapaz e Kwiatkowski deixaram Bilbao para trás, enquanto no grupo dos favoritos ataques de Enric Mas e Tadej Pogacar anularam Mikel Landa. No início da parte de terra batida Richie Porte furou, vindo a recolar alguns quilómetros depois, numa altura em que Pello Bilbao já tinha esperado pelo grupo de Landa. Marc Hirschi também foi apanhado e a dupla da Ineos entrou com 3:30 nos últimos 5 kms finais sobre o grupo dos favoritos.

Kwiatkowski e Carapaz pedalaram calmamente nos últimos quilómetros e a decisão final, após alguma conversa entre os 2, foi o triunfo do polaco, sem discussão nos últimos metros. O grupo dos favoritos chegou a quase 2 minutos, liderado pelo impressionante Wout van Aert. Uran, Yates e Valverde chegaram a praticamente 4:30. Desta forma os 4 primeiros da geral mantiveram a posição e a distância para a frente, Mikel Landa é agora o 5º. Graças aos pontos somados hoje Richard Carapaz é o novo líder da classificação da montanha.

By admin