Numa carta aberta publicada nas redes sociais esta manhã, Filipe Cardoso anunciou o final da carreira como ciclista profissional, ele que era profissional desde 2006.

Aos 35 anos abandona a modalidade agradecendo a todos os que durante mais de uma década gritaram o seu nome à beira da estrada. O cansaço apoderou-se de Filipe Cardoso depois de milhares de quilómetros de competição e ainda mais quilómetros de treino.



No pelotão ainda lhe era reconhecido valor para continuar, confessa que “recebeu propostas de equipas para 2020”, no entanto sentiu que era altura de uma mudança, saindo do ciclismo profissional numa altura em que ainda sentia que podia acrescentar valor e não contra vontade.

É o final de uma carreira brilhante, de 14 temporadas como profissional com passagens pela Liberty Seguros (2006-2009), LA – Paredes Rota dos Moveis (2010), Efapel (2011-2016), Rádio Popular Boavista (2017-2018) e Vito-Feirense-PNB (2019). Prova da sua vitalidade e capacidade foi a última Volta a Portugal, onde fez 10º na Serra do Larouco e 5º no final em Bragança.

Internacionalmente a sua melhor época foi em 2009, quando faz 2º na Tropicale Amissa Bongo, ganha 1 etapa na Volta ao Alentejo e faz 2º no prólogo da Volta a Portugal, prova onde brilhou e encantou, não só nesse ano. Faz 5 pódios em etapa, 4 antes da memorável vitória em 2015, no Alto da Senhora da Graça, depois de andar em fuga o dia todo, sendo ele um ciclista possante e sprinter por natureza.



Para além de ter capacidade de alcançar excelente resultados foi sempre um trabalhador nato, perseguiu inúmeras fugas para ajudar os seus líderes e colocou sempre o peito às balas, era um dos melhores a descer no pelotão nacional, com uma excelente técnica em cima da bicicleta.

Filipe Cardoso não sai do ciclismo desamparado, vem a preparar o final da carreira há algum tempo. Em 2017 começou o projecto da “Grandíssima”, um espaço que promove o ciclismo de uma forma diferente e é hora de apostar nisso. Agora é tempo de “pedalar, comer e beber com boa gente, partilhar a minha experiência, os meus spots secretos com outros”. Da nossa parte um obrigado ao Filipe por todo o espectáculo que proporcionou e boa sorte para a próxima etapa da sua vida.


By admin