Passavam poucos minutos das 13 horas quando Filippo Tagliani foi o primeiro a sair da rampa de lançamento de Turim, abrindo as hostilidades do contra-relógio. A primeira Grande Volta estava na estrada e depois de alguns tempos mais modestos começou o show da Jumbo-Visma.



Tobias Foss parou o relógio nos 9 minutos e pouco depois Edoardo Affini baixava para os 8:58. Dois registos impressionantes que Remi Cavagna não conseguiu bater pois terminava com 9:05. A equipa holandesa ainda viu Jos van Emden terminar a apenas 8 segundos de Affini mas ainda faltavam chegar alguns grandes candidatos.

João Almeida foi a primeira ameaça terminando a 7 segundos, colocando-se no 3º lugar provisório e, alguns minutos depois, foi a vez de Remco Evenepoel terminar com um registo 2 segundo pior que o do português. A seguir a Evenepoel vinha o campeão do Mundo Filippo Ganna e, após algumas prestações mais fracas, o italiano voou, batendo o tempo de Affini por 10 segundos! Média de 58,69 kms/h!



Tempo fabuloso para o corredor da INEOS Grenadiers que assegurou a vitória em etapa e a primeira maglia rosa da edição deste ano do Giro. Em relação à geral, João Almeida foi quem melhor andou, ganhando 2 segundo a Evenepoel, 7 a Vlasov, 18 a Sivakov, 21 a Yates e Carthy, 22 a Bernal, 23 a Bilbao, 24 a Nibali e Bennett, 32 a Landa, 35 a Bardet e 39 a Buchmann. Nelson Oliveira foi 16º e Ruben Guerreiro 74º.

By admin