No último fim-de-semana do Tour de France 2023, iniciou-se mais uma edição do Tour de Wallonie, uma competição bastante importante do calendário belga e que costuma proporcionar bastante espetáculo. 5 dias de competição, com a edição deste ano a trazer uma grande novidade, um longo contra-relógio individidual que ira, com toda a certeza marcar diferenças importantes na classificação geral.



As primeiras 3 etapas eram as mais acessíveis talhadas para os homens rápidos presentes e todas elas vieram a terminar ao sprint. A abrir, Filippo Ganna aproveitou a sua colocação e explosão para surpreender os sprinters e vencer em Hamoir à frente de Davide Ballerini e Arne Marit. A liderança do italiano só iria durar um dia, já que Arnaud de Lie vencia a segunda etapa e passava a ser o novo líder devido às bonificações e posicionamento conjunto nas duas etapas. O jovem da Lotto-Dstny foi colocado à prova no dia seguinte e, também ele, perdeu a liderança, desta vez para Timo Kielich, alemão da Alpecin-Deceuninck que venceu ao sprint em Mont-Saint-Guibert. De Lie foi apenas 4º e perdia a liderança para Kielich, 3º na segunda etapa.

Ontem foi dia de contra-relógio, um esforço individual de 32,7 quilómetros totalmente plano em torno de Mons. A INEOS Grenadiers era a grande favorita a vencer, tinha vários candidatos e conseguiu não só vencer como terminar com 2º e 3º. Filippo Ganna era o grande favorito e confirmou, no entanto teve que se esforçar muito para derrotar o “miúdo” Joshua Tarling. Com apenas 19 anos, o campeão mundial junior da especialidade ficou a apenas 8 segundos. Connor Swift completou o pódio a 30 segundos.

Estas diferenças colocaram Ganna novamente na liderança do Tour de Wallonie, liderança que não viria a perder no último dia apesar de ter sido bastante testado. Na etapa rainha da competição, sobe e desce constante, corrida na região das Ardenas, a Soudal QuickStep conseguiu tirar algo positivo da prova, vencendo com Andrea Bagioli. Atacando no final, o italiano evitou uma chegada ao sprint. Stephen Williams foi 2º e De Lie 3º.



Na geral, houve pequenos ajustes, com a INEOS Grenadiers a perder o 3º lugar de Connor Swift para Brent van Moer. Filippo Ganna vence a geral do Tour de Wallonie, naquele que foi o seu último teste antes dos Mundiais de Glasgow que já começam na próxima semana. Destaques positivos para 0 vencedor da 3ª etapa Timo Kielich que, devido à sua regularidade, venceu a classificação por pontos. Na geral, a Lidl-Trek acabou por ser a grande derrotada, trazia um bloco forte com Bauke Mollema, Thibau Nys e Filippo Baroncini e não conseguiu melhor que 8º e 9º com Mollema e Baroncini.

By admin