Quarto dia de Challenge Mallorca e último com dificuldades nas montanhas da ilha espanhola. Trofeo Pollença era o menu de hoje, um dia com subidas muitos longas, muito acumulado e uma extensão a rondar os 160 quilómetros. Fuga inicial de 6 ciclistas, nomes de equipas secundárias, com o destaque principal a ir para nova presença na frente do dinamarquês Jonas Gregaard, tal como na clássica de ontem.
O pelotão geriu a diferença para a frente, a BORA-hansgrohe bem cedo tomou conta do ritmo no grupo, recebendo, depois, a ajuda da UAE Team Emirates. As duas equipas uniram esforços e colheram os seus frutos, já que a 40 quilómetros do fim, os últimos fugitivos eram apanhados. Nesse momento, a corrida estava já completamente partida, com um grupo de 12 ciclistas a chegar-se à frente.
Nomes como Lennert Van Eetvelt, Simon Carro, Tobias Johannessen, Igor Arrieta, Mattia Cattaneo e Gregor Muhlberger formavam a frente de corrida, um grupo perigoso, com a representação de muitas equipas. Acabou por ser o muito jovem Igor Arrieta a conseguir destacar-se dos demais e começou a ameaçar a vitória porque foi mantendo uma vantagem a rondar os 30 segundos e havia alguma desorganização no pelotão.
Essa diferença mantinha-se para a última subida onde logo nas rampas iniciais surgiu um ataque de Lennert van Eetvelt, Gregor Muhlberger e Yves Lampaert. O ciclista da Lotto-Dstny rapidamente deixou os outros para trás e começou a aproximar-se do corredor da UAE Team Emirates, apanhando-o com rapidez. Arrieta perdeu o contacto nos últimos momentos da subida e do pelotão destacava-se um grupo selecto de 10 unidades. Van Eetvelt mostrou que ainda precisa de evoluir nas descidas, foi apanhado por Arrieta, que caiu pouco depois e acabou por ser alcançado por esse grupo perseguidor.
Tudo ficou decidido num sprint e com protagonistas surpreendentes, o único homem rápido a sobreviver às dificuldades foi Marius Mayrhofer, da Tudor. O alemão era o claro favorito, só que talvez por excesso de confiança foi ultrapassado nos últimos metros por Pelayo Sanchez, que está a fazer a estreia pela Movistar neste Challenge Mallorca. Mayrhofer ficou em 2º e Aleksandr Vlasov, o ciclista mais regular desta semana, fechou o pódio. Rui Costa concluiu a prova no 57º lugar.