Após os Campeonatos da Europa de Trento, a Equipa Portugal vira atenções para os Campeonatos do Mundo a decorrer na região da Flandres. De domingo a domingo (19 a 26 de setembro), aquela região da Bélgica será a capital do ciclismo mundial, numa edição especial dos Mundiais uma vez que é a 100ª.
Olhando para os convocados, José Poeira convocou, para os elites masculinos João Almeida, Rúben Guerreiro, Rui Oliveira, André Carvalho, Nelson Oliveira e Rafael Reis. Todos estes farão a prova de estrada com os dois últimos a disputarem, também, o contra-relógio individual. De referir que a prova de estrada conta com algumas subidas em empedrado e muitas mais colinas, características desta região, já o esforço individual é totalmente plano.
De fora fica Rui Costa, segundo o próprio “por opção própria, porque o traçado não é adequado às minhas características. Pedi ao selecionador que colocasse o meu lugar à disposição, de modo a dar oportunidade a outro corredor que possa fazer melhor do que eu ao serviço do nosso país.”
Em relação aos sub-23 masculinos, foram convocados Fábio Costa, Miguel Salgueiro e Pedro Miguel Lopes. A representação em juniores masculinos fica a cargo de António Morgado, Gonçalo Tavares, Diogo Pinto e Lucas Lopes.
José Poeira considera que “nos mais jovens pretende-se lutar pelos melhores resultados possíveis, mas, sobretudo, dar uma experiência competitiva diferente aos nossos corredores. Nas categorias de elite e de sub-23 temos corredores que se adaptam bem a este tipo de provas, pelo que tentaremos fazer um bom Campeonato do Mundo.”
No lado feminino, Daniela Campos e Maria Martins competirão entre as elites, sendo que a primeira terá tarefa dupla pois também competirá no contra-relógio individual. Beatriz Roxo e Sofia Gomes farão a dupla que representará Portugal nas juniores.
A selecionadora nacional Ana Rita Vigário enaltece a juventude de toda a Seleção Nacional, pelo que “a grande meta desta participação seja a aquisição de experiência e de competências competitivas em Campeonatos do Mundo e em corridas com a tipologia das que vamos encontrar na Bélgica”.
Calendário de corridas com participação portuguesa:
19 de setembro: Contra-relógio Elites Masculinos
20 de setembro: Contrarrelógio Elites Femininas
21 de setembro: Contrarrelógio Juniores Masculinos
24 de setembro: Prova de Fundo Juniores Masculinos
24 de setembro: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos
25 de setembro: Prova de Fundo Juniores Femininas
25 de setembro: Prova de Fundo Elites Femininas
26 de setembro: Prova de Fundo Elite Masculina
Foto: UVP-FPC